13.07.23

Estudantes do Vieira ampliam aprendizagens sobre descarte adequado do lixo eletrônico

Palestras promovidas por empresa especializada reforçam ações do Núcleo Ambiental do colégio​

Estudantes do Vieira ampliam aprendizagens sobre descarte adequado do lixo eletrônico

Depois de terem participado de palestra sobre os danos ambientais causados pelo lixo eletrônico e como fazer o descarte adequado, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira estão ainda mais atentos para o encaminhamento apropriado de equipamentos em desuso, como computadores e seus componentes, televisores, telefones celulares, aparelhos de áudio, DVDs, entre outros. A empresa baiana BdP Waste – homologada pela Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos (Abree) e pelo Ministério do Meio Ambiente para sediar a Central de Logística Reversa em Salvador – fez uma parceria com o Núcleo Ambiental do colégio (NAV), promovendo, no último mês, apresentações sobre o tema nas diversas turmas da série, além de deixar na escola um totem para o depósito pelos estudantes do lixo eletrônico que tiverem em casa.

O recipiente fica instalado ainda pelos próximos dias no Pátio Centenário, no Vieirão, devendo ser retirado apenas para a coleta dos materiais pela BdP Waste. Estudantes de todas as séries e colaboradores do colégio podem depositar os resíduos eletrônicos no local. “Na composição desses equipamentos existem substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio, bilírio e arsênio, que podem trazer altos riscos à saúde humana, quando não descartados corretamente”, alertou o engenheiro Marcos Carvalho, um dos diretores da empresa. Ele esteve no Vieira acompanhando as palestras proferidas pelo engenheiro ambiental Mateus Andrade.

Júlia Sampaio gostou da ação

“Usamos os conceitos de Biologia, Física, Geografia para falarmos sobre consciência ambiental”, disse Mateus Andrade ao expor oito motivos para o descarte adequado de resíduos eletrônicos, ressaltando que sem a destinação correta, os materiais eletroeletrônicos quebrados ou sem uso acabam seguindo para aterros comuns, contaminando solo e a água, trazendo danos para o meio ambiente e a saúde humana. 

A aluna Júlia Sampaio, que já adota hábitos sustentáveis no dia a dia, gostou da palestra. “Foi uma iniciativa muito legal que ajuda a conscientizar mais as pessoas, contando também com este momento com um especialista em uma apresentação bem dinâmica”, disse. O Vieira e os estudantes do NAV já estão em contato com a BdP Waste para um segundo momento de palestras, agora no Vieirinha.

Confira mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo