21.03.23

Estudantes do Ensino Médio devem se inscrever nas Eletivas de Ampliação do Conhecimento

Inscrições foram prorrogadas até segunda (27). Entre as opções ofertadas, há minicursos ministrados por uma universidade e aulas de Espanhol

Estudantes do Ensino Médio devem se inscrever nas Eletivas de Ampliação do Conhecimento

Os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira têm até a próxima segunda-feira (27) para fazer a inscrição nas eletivas de ampliação de conhecimento, oferecidas pela instituição no turno vespertino – agregando novas aprendizagens ao currículo para além das aulas normais no turno matutino e noturno. O prazo, que inicialmente terminaria no dia 24, foi prorrogado. Os jovens devem escolher, pelo menos, um dos minicursos, projetos de protagonismo juvenil ou atividade esportiva, podendo fazer até mais de um, caso tenham interesse. É preciso escolher, no mínimo, entre duas opções semestrais ou uma anual, considerando que as vagas são limitadas. Os próprios alunos devem fazer a inscrição pelo Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). De modo geral, as aulas já começam no dia 4 de abril.

“As eletivas de ampliação do conhecimento são uma oportunidade para o estudante entender-se enquanto cidadão do mundo com possibilidades de, para além de conteúdo disponibilizado pelo próprio Ensino Médio, visualizar campos de conhecimentos diversificados. Assim, nossos alunos ampliam esse leque de possibilidades de pensar o mundo, com minicursos e oficinas que extrapolam o currículo formal da série”, destaca a professora Andréa Oliveira, coordenadora pedagógica da 2ª série EM e articuladora pedagógica do Vieirão. 

Detalhes das eletivas foram apresentados aos aluno da 1ª EM no Salão Anísio Teixeira

OPÇÕES 

Antes de abrir o prazo de inscrições, a equipe pedagógica das séries fez apresentações sobre a proposta de cada eletiva oferecida, em um momento também de esclarecimento de eventuais dúvidas (fotos). Estão sendo ofertados: 

Três minicursos semestrais – Aulas on-line sobre temas contemporâneos oferecidos pela universidade jesuíta Unisinos, do Rio Grande do Sul. A instituição detém o conceito máximo do Ministério da Educação para educação à distância. As trilhas temáticas disponibilizadas na parceria com a Unisinos são: Empreendedorismo Social; Ciência e Tecnologia para Saúde e Bem-Estar; e, Internacionalization of Education and Global Citizenship (este último totalmente em inglês, abordando a questão da internacionalização da educação e a cidadania global). Os cursos são oferecidos às tardes de terças-feiras, começando com uma hora na primeira etapa (Lab Tool); depois passando para uma hora e meia na segunda fase (Tec Experience).

Oficina Maker – Cultura mão na massa, com foco no mercado de trabalho. Serão oferecidos dois horários às terças-feiras, para os alunos do matutino, e às quintas-feiras, para os estudantes do turno noturno. A proposta prevê o desenvolvimento de projetos com caráter mais profissional e relacionados aos temas desafiadores para as organizações, de forma mais aprofundada que as atividades de TecMaker no Ensino Fundamental. 

Língua Espanhola ​- Aulas com duração de uma hora e 40 minutos, também às terças-feiras. “Buscamos não nos limitar apenas ao estudo da língua em si, mas da cultura dos variados povos que falam Espanhol, usando recursos diversos, como músicas, filmes, diferentes gêneros textuais, além de um espaço motivador (salas maker e Espaço Klein), o que provoca o estudante a também ver e pensar o mundo de diversos pontos de vista, considerando a cultura em variados diferentes países, a partir da sua própria identidade cultural”, explica o professor Cláudio Muzzio, que é argentino.

Modalidades esportivas – O estudante pode optar entre Vôlei, Futsal, Handebol, Basquete e Ginástica.  Há também a opção de fazer a Educação Física Escolar, ampliando as ações da disciplina que é ministrada no turno matutino. Os alunos da 1ª série EM poderão fazer as aulas da modalidade escolhida sempre às quartas-feiras. Já os da 2ª EM terão aulas às segundas-feiras.        

Estudantes que já integram os núcleos e a ONU Colegial falaram sobre as ações

Núcleo de Protagonismo Estudantil e ONU Colegial – Os conhecimentos adquiridos com a participação dos alunos nos núcleos de protagonismo juvenil do Vieira, assim como no projeto de simulação de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU Colegial), também agora contam como crédito curricular, entre as Eletivas Magis do Vieira. Em relação aos núcleos, os estudantes podem optar entre Academia Vieirense de Letras e Arte (Avla), Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims) e o Voluntariado. Após a apresentação das ações e estudos desenvolvidos nos núcleos, o aluno Alberto Nuno, da 1ª série EM, pensa em se inscrever na Avla. “É uma área com várias opções de arte e que me identifico”, disse.

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo