08.03.24

Estudantes discutem papel da mulher na Ciência ​

Com aula e filme no museu, seguidos de duas sessões de rodas de conversa, tema marcou eventos da Semana da Mulher no Vieira

Estudantes discutem papel da mulher na Ciência ​

O papel da mulher para a Ciência e suas potencialidades em meio a um cenário de preconceitos foi tema de estudos promovidos esta semana pelo Colégio Antônio Vieira para estudantes do Ensino Médio Noturno da instituição. No turno, cursam jovens de famílias de baixa renda de Salvador e Região Metropolitana, beneficiados com bolsas integrais, como parte das ações de assistência social da Associação Antônio Vieira. 

Profa. Eneida Santana

“Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, intensificamos as ações pedagógicas que promovem reflexões junto aos estudantes, meninos e meninas, para que compreendam a importância de as mulheres ocuparem todos os espaços sociais, já que não falta a elas competência, mas, na prática, oportunidades”, diz a coordenadora pedagógica do EM Noturno do Vieira, professora Eneida Santana.

Os alunos da 1ª à 3ª série EM do turno noturno visitaram, no último dia 4, o Museu Geológico da Bahia, no bairro da Vitória, onde assistiram ao filme Radioactive, que narra a vida de Marie Curie, considerada “mãe da radiação”, mostrando as dificuldades enfrentadas e a genialidade que marcou a trajetória de uma das cientistas mais significativas para a história da Saúde no mundo. Depois, houve debates sobre o tema no próprio local, com a intermediação de professores do Vieira, do sexo masculino, para evidenciar que o reconhecimento e a valorização da mulher devem ser tratados por mulheres e homens. 

Professores conduziram debates sobre o tema no museu

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO

No dia seguinte, na Sala de Arte do colégio, situado no Garcia, uma roda de conversa em caráter multidisciplinar deu seguimento às reflexões, tendo a participação das professoras Adriana Bianca, de Matemática do colégio; e Lorena Vieira, convidada especial (foto no topo). Graduada em Química e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz, a Prof. Lorena integra o Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências e é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Ambas reafirmaram a importância de as mulheres ocuparem espaços no campo científico que, historicamente, eram restritos aos homens.

Maria Luíza: “Aprendizagem e incentivo”

“Estudar temas relacionados ao Dia da Mulher é fundamental para a nossa formação e, especialmente, falar da inclusão da mulher na Ciência é fantástico, pois ao mesmo tempo em que discutimos a importância do feminino para o mundo, temos um incentivo do colégio a partir de exemplos de mulheres que conseguiram realizar seus objetivos, mostrando que a gente consegue ocupar os espaços que a gente quiser na sociedade, porque a gente pode!”, conclui a estudante Maria Luíza Guerreiro. 

Confira agora mais fotos em nossa galeria!

Imagens: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo