Estudante do Vieira descobre novo asteroide e é premiado em programa do Ministério da Ciência e Nasa
Aluno Peter Padre Araújo foi destaque em projeto internacional, realizado pelo governo federal em parceria com a Agência Espacial Americana

O estudante baiano Peter Padre Araújo, do Colégio Antônio Vieira, tornou-se destaque no cenário científico nacional, após ter descoberto um novo asteroide, por meio do programa internacional Caça Asteroides, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (Iasc), da agência espacial americana, Nasa.
Peter e o professor de Biologia Luís Gois (foto acima), articulador do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento do Vieira (Naic), receberão medalhas pela conquista, em cerimônia, no próximo dia 9 em Brasília, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também os colegas vieirenses da equipe de Peter, integrada pelos alunos Breno Cad, Eduardo Libório, Maria Alice Travassos e Murilo Maluf, ganharão certificados. Ao todo, duas equipes do Vieira foram cadastradas no programa participando das campanhas de Caça Asteroides de julho e setembro, incluindo treinamentos on-line, ministrados pelo MCTI e Nasa. No Brasil, a iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Estamos muito felizes com a descoberta do asteroide pelo aluno Peter, logo em nossa primeira participação no programa com duas equipes, mostrando o potencial dos nossos estudantes”, declarou o professor Luís Gois. Na prática, a “caça” se dá por meio de uma plataforma do Iasc/Nasa Partner que fornece imagens captadas por um telescópio de 1.8m de diâmetro pertencente à Universidade do Havaí. As imagens são distribuídas e as equipes cadastradas devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra.

INCENTIVO AO CONHECIMENTO
“Foram dois meses de procura constante. Chegava em casa e aproveitava o tempo livre para acessar o ‘Astrometrica’, programa disponibilizado aos participantes para essa finalidade. Desde o início, contamos muito com o incentivo do professor Luisão e do Naic, e eu só pensava: tenho que fazer parte e aproveitar essa grande oportunidade que o Vieira e o programa Caça Asteroide estão nos dando”, conta Peter.
Além da medalha a ser entregue durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu Nacional da República em Brasília, Peter também será premiado em cerimônia do Colégio Antônio Vieira, nesta terça-feira (5), quando serão agraciados todos os estudantes que se destacaram em atividades acadêmicas, a exemplo das olimpíadas do conhecimento e Expociência, mostra de projetos científicos da instituição.
Foto: Secom/CAV.
Leia também
-
18.07.25
Orquestra sinfônica apresenta concerto 'Vozes do Sagrado' com entrada franca no santuário do Vieira
Maestro Carlos Prazeres faz a regência da apresentação que terá como solistas a soprano Marília Vargas e o trompetista Heinz Schwebel
-
18.07.25
Vieira é mais uma vez medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estudantes do colégio conquistaram, ao todo, 21 medalhas de ouro, prata e bronze, superando edição passada
-
17.07.25
Estudantes ganham destaque em publicações da Natura e Confederação Brasileira de Basquete
Para além do potencial acadêmico, as alunas vieirenses também tiveram outros talentos e competências reconhecidos nacionalmente
-
17.07.25
Oração de Taizé de julho no Vieira faz homenagem a Santo Inácio de Loyola
Edição especial marca mês de celebrações ao santo fundador da ordem religiosa da qual faz parte o colégio