04.07.19

Espaços culturais de Salvador viram cenários para encontros pedagógicos do Vieira

A edição de junho da RCP Itinerante, que envolveu os profissionais do 9º ano EF, foi realizada no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Espaços culturais de Salvador viram cenários para encontros pedagógicos do Vieira

Visitar novos lugares sempre são fontes de inspiração para enxergarmos o mundo de uma nova forma. Cada descoberta e troca de conhecimento nos tornam pessoas e profissionais melhores. Pensando nisso, o SECOP do Vieira vem promovendo a RCP (Reunião de Coordenação Pedagógica) Itinerante, em que os professores visitam espaços culturais em Salvador e vivem experiências marcantes de ampliação de repertório. A última edição, realizada com educadores do 9º ano EF, aconteceu no dia 17 de junho, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

A coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens, destaca que a RCP Itinerante de junho marcou a finalização das atividades do primeiro semestre. “É um planejamento voltado para experiências que despertam nos educadores a sensibilidade, o espirito crítico, a produção cultural, a atenção e a prática de valores importantes para a formação integral”, destacou ela.

A RCP Itinerante já contou com edições no cinema, na Caixa Cultural, na casa de Jorge Amado e na Caixa Cultural. “Achei interessante essa edição no IGHB, porque é um espaço importante situado no centro da nossa cidade e que passa despercebido. O olhar da escola foi cuidadoso em relação à escolha do local”, ressaltou a professora Ana Paula Monteiro.

Para o professor Richard Vagner, diversificar os locais das RCPs, que acontecem semanalmente com duração de 100 minutos, contribui para o conhecimento e para a criatividade dos educadores. “O Colégio sempre nos convida a fazer o novo, fala muito sobre inovação e essa experiência foi inovadora para todos nós”, ressaltou ele.

O IGHB

OIGHBtem o objetivo de fomentar a promoção de estudos, o desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro. O espaço conta com a Biblioteca Ruy Barbosa, o Arquivo Histório Theodoro Sampaio e o Museu. Para conhecer mais sobre o acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, acesse o site da instituição (clique aqui).

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo