Escritora Leusa Araujo participa de encontro com alunos do 7º ano EF
O comportamento das pessoas no convívio social foi o tema central do bate-papo
Os alunos do 7º ano EF participaram de um encontro com a escritora Leusa Araujo, no Auditório Mabel Velloso (Vieirinha), no dia 30/03. A jornalista é autora do livro “Convivendo em Grupo: almanaque da sobrevivência em sociedade”, que está sendo utilizado pelos alunos como base do trabalho interdisciplinar da série. Leusa conversou sobre o comportamento das pessoas no convívio social e também contou um pouco de sua trajetória profissional.
A diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério, e o coordenador geral do Vieirinha, prof.º Renato Barros, abriram o evento dialogando com os alunos sobre a importância da análise conjunta da vida em sociedade e sobre o cuidado com o outro. “O convívio em grupo necessita de uma reflexão diária, porque as pessoas precisam entender a importância dos pequenos gestos para a coletividade”, comentou Renato.
No trabalho interdisciplinar da série, os alunos irão realizar atividades relacionadas à obra e apresentação de seminários em sala de aula. A segunda etapa do projeto contará com palestras, realizadas por familiares e profissionais especializados, sobre questões de cunho social. Também haverá a produção de curtas-metragens sobre o assunto estudado por cada turma.
“Essa proposta oportuniza aos alunos o contato com o escritor do livro adotado pelo 7°ano como aporte teórico para realização do projeto interdisciplinar da série. Através dessa aproximação, o autor compartilha, de forma concreta, as informações descritas no livro. É um momento rico e dinâmico, de troca de informações e de reafirmação do modo de agir e pensar do nosso jovem”, explicou a coordenadora pedagógica do 7º ano EF, prof.ª Maria Cristina Almeida.
Grande interação
O evento se destacou pela interatividade. Além do momento das perguntas, os alunos participaram de uma sessão de fotos e autógrafos com a escritora. “A vinda de Leusa foi de extrema importância, porque os meninos puderam refletir sobre a convivência em grupo, em que eles se posicionaram, perguntaram e ouviram as experiências vivenciadas pela autora. Tratou-se de um oportunidade muito proveitosa de rever conceitos e atitudes para melhorar cada vez mais”, avaliou a orientadora educacional do 7º ano EF, prof.ª Jerusa Carvalho.
Feliz pelo contato com os alunos, Leusa Araujo reiterou a necessidade dessa abertura ao diálogo no ambiente escolar. “Foi muito emocionante para mim, porque, quando cheguei, eu encontrei a escola preparando o ambiente para que os alunos, de fato, tivessem contato com esse tema, que parece tão fora de época. Falar de bom comportamento e saber que códigos devemos utilizar para fazer uma escola de paz, para que a gente inclua o máximo de pessoas em nossa vida e que aceitemos o diferente de nós, é fundamental”, disse a escritora.
Os estudantes também gostaram do evento. “Eu achei muito legal, porque ela trouxe muitas coisas que também foram colocadas no livro”, disse o aluno Lucas Alves. “Gostei bastante. Foi importante para nós aprendermos a conviver em grupo”, completou a aluna Carolinne Leal.
Leia também
-
08.10.24
Projeto (En)cantos do Nordeste promove aprendizagens e identidade cultural
Uma das novidades da edição deste ano foi a confecção das camisas com desenhos feitos pelos estudantes
-
07.10.24
Banda Jammil faz show no intervalo da Semana da Criança para jovens do Vieirão. No Vieirinha, atrações circenses abrem programação especial
Colégio comemora 60 anos da unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano EF
-
03.10.24
'Joaventus' é grande campeão do Fut 5 do Vieira
Houve ainda premiação para jogadores que se destacaram no torneio
-
03.10.24
Semana da Criança especial celebra 60 anos de pura infância do Vieirinha. Confira a programação!
Unidade do Vieira, destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada no Dia da Criança