10.07.24

Vieira está na Grande Final da ONHB em São Paulo

Alunos Alexandre Peltier, João Felipe Matos e Mallu de Castro venceram seis etapas da competição e agora seguem para última fase, na Unicamp​

Vieira está na Grande Final da ONHB em São Paulo

Foram, exatamente, 51.237 grupos inscritos de colégios de todo o Brasil para a 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Após seis etapas seletivas, a equipe do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, integrada pelos estudantes Alexandre Peltier, João Felipe Matos e Mallu Vieira de Castro, foi classificada para a Grande Final da ONHB, a ser realizada nos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Acompanhados pela professora de História, Isabela Mendonça, que estreou este ano como orientadora na competição, os estudantes vieirenses vão agora disputar as medalhas de ouro, prata, bronze e cristal, em um total de 340 equipes finalistas.

“Já havia ficado muito feliz por estrear na competição com quatro equipes na semifinal e agora ir para a final com uma delas me causou uma grande alegria, até porque são alunos que acompanhei, ainda no Vieirinha, e sei que sempre manifestaram esse gosto por História. Ver esses frutos começando a aparecer de uma forma mais concreta, é muito gratificante para a gente que é professor”, declarou a Profa. Isabela, que ainda ressaltou o apoio da escola, do Departamento de História e das famílias dos estudantes “que também ficaram bastante envolvidas em todo o processo”, como frisou. Outras quatro equipes do Ensino Médio do Vieira, orientadas pelo professor Thiago Palma, também foram semifinalistas.  

ETAPAS

A participação na ONHB se dá em equipes formadas por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio de escolas públicas e particulares. São seis fases on-line realizadas entre maio e junho. Cada etapa da Olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A proposta é que as equipes pesquisem e discutam as questões apresentadas, tendo assim, a oportunidade de aprender durante a participação. Para a fase final, as equipes finalistas realizarão uma prova dissertativa no sábado (24/8) e, no domingo (25/8), participarão da cerimônia de premiação na Unicamp, promotora da ONHB.

Parabéns aos nossos finalistas!

Foto: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo