ENTREVISTA – Afinal, o que muda do Ensino Fundamental 1 para 2? Veja o que diz a educadora Mariângela Rosier
Mestranda em Gestão Educacional, a coordenadora pedagógica dos 6º e 7º anos EF do Vieira destaca habilidades trabalhadas na nova fase escolar
Com a proximidade do término de mais um ano letivo, muitas famílias de estudantes que estão concluindo agora o Ensino Fundamental 1 já começam a criar expectativas sobre o ingresso das crianças, em 2022, no Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano EF). Afinal, o que muda nessa nova etapa escolar para crianças a partir dos 10/11 anos? Quais habilidades passam a ser trabalhadas logo nas séries iniciais do EF 2 quando os (já não tão pequenos) alunos estão se lançando na pré-adolescência? A pedagoga, psicopedagoga e mestranda em Gestão Educacional, professora Mariângela Rosier fala sobre o tema nesta entrevista, destacando como o projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira valoriza o estudante também nesta etapa escolar. A educadora, que trabalha já há 30 anos no Vieira, responde atualmente pela coordenação pedagógica do 6º e 7º anos EF na instituição.
Qual a importância do ingresso do aluno no Ensino Fundamental 2? Que habilidades e competências são trabalhadas nesses anos do EF?
A Educação Básica compreende todo o período escolar que se inicia na infância e se entende até a adolescência. O ingresso no Ensino Fundamental 2, a chegada às séries finais do Fundamental (6º ao 9º ano) se constitui um tempo muito significativo na caminhada escolar dos estudantes, uma etapa muito relevante, marcada por um salto de amadurecimento na vida dos estudantes, um tempo em que acontecem muitas mudanças relacionadas aos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais e emocionais. Nessa bela jornada, as novas experiências possibilitarão uma rica transição da infância para a adolescência. Assim, a trajetória no Ensino Fundamental 2 intenciona o desenvolvimento de importantes habilidades e competências que permitem aos alunos, por exemplo, o aprofundamento e a ampliação de conceitos e conhecimentos; a construção de novos saberes de forma crítica; o reconhecimento de suas potencialidades e o investimento com autoconfiança e autonomia em estratégias para superar os desafios; o desenvolvimento de uma atitude investigativa e a consolidação de hábitos de estudo e pesquisa, seja por conta própria ou entre os pares, com os colegas; além da ampliação e o fortalecimento dos vínculos sociais.
Como a senhora destacou, o aluno chega ao EF 2 em pleno despertar da pré-adolescência, uma fase também de muita aprendizagem pessoal. Como esta questão é trabalhada, especificamente, no Vieira?
Ancorados nos princípios educativos da Educação Inaciana, acolhemos os alunos que chegam no Ensino Fundamental 2 de uma forma muito especial, compreendendo as nuances, especificidades e toda a beleza dessa transição: uma infância que vai se despedindo e a chegada de uma nova fase com seus encantos, desafios de maior complexidade e suas novas possibilidades de aprendizagem e amadurecimento. Dessa forma, o cuidadoso acompanhamento socioafetivo dos alunos, considerando as múltiplas dimensões da formação integral, permitirá o harmônico desenvolvimento dos estudantes. Além disso, ampliamos e diversificamos, cada vez mais, as propostas pedagógicas, oportunizando que nossos estudantes sejam ativos, atuantes, protagonistas, vivam experiências coletivas e construam relações saudáveis, alicerçadas pelo respeito à individualidade, à diversidade, às diferenças e pelos valores humanísticos cristãos de fraternidade e solidariedade.
Qual a importância dos projetos pedagógicos para a consolidação desses propósitos citados?
Os projetos pedagógicos entrelaçam saberes dos diferentes componentes curriculares, exploram as diferentes linguagens, o potencial criativo e possibilitam aos estudantes ricas e amplas oportunidades de discussão, reflexão, resolução de conflitos, estudo crítico e aprofundado, pesquisa e produção de conhecimentos de forma colaborativa acerca de temas ligados à realidade, aos diferentes contextos sociais, culturais e digitais com vista à formação integral.
Que mensagem a senhora gostaria de deixar para as famílias dos alunos vieirenses que ingressaram este ano ou vão ingressar em 2022 no Ensino Fundamental 2?
A trajetória escolar ao longo do Ensino Fundamental 2 é um convite às famílias para, junto com a escola, acompanharem o potente crescimento cognitivo e emocional de seus filhos ao desabrochar para novas perspectivas, aprendendo a lidar com desafios novos e mais complexos que permitem um movimento intenso de protagonismo, inserção social, tomada de decisões e fortalecimento da autonomia. É tempo de celebrarmos as conquistas realizadas ao longo das séries anteriores e que possibilitou a cada estudante chegar até aqui, ampliar seus horizontes, sonhos e abrir-se para as novas descobertas e aprendizados.
Fotos: Secom CAV.
*Júri simulado (registro antes da pandemia).
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