Menu
Logo do site
Logo do site
29.01.26

Encontro Pedagógico 2026 renova propósitos de educadores do Vieira para novo ano letivo

Evento foi marcado por reafirmação dos diferenciais da missão educativa jesuíta

Encontro Pedagógico 2026 renova propósitos de educadores do Vieira para novo ano letivo

“Que consigamos fazer desse novo ano letivo o nosso ano, encarando-o com toda a potência que ele se propõe a oferecer. Que seja uma força motriz para a educação de excelência que nos propomos a fazer, sempre com muito afeto e afetando positivamente uns aos outros”. As palavras do Prof. Sérgio Silveira, diretor-geral do Colégio Antônio Vieira, expressaram o sentimento da equipe pedagógica da instituição para a volta às aulas, nesta quinta-feira (29). O Encontro Pedagógico de abertura do ano letivo foi realizado na véspera, nesta quarta-feira (28), reunindo professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e pastoralistas, contando com a presença dos demais integrantes do Conselho Diretivo e a participação especial do coordenador do Núcleo Apostólico Jesuíta da Bahia e secretário de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas no Brasil, padre Jean Fábio Santana, SJ, além do professor Jacson Paim, coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial do Vieira. 

Neste ano tão especial, quando o Vieira completa 115 anos e lança a tão aguardada Educação Infantil, o Encontro Pedagógico foi ainda mais significativo para educadores, traduzindo a renovação do ânimo da equipe diante da missão de oferecer uma educação de excelência integral para crianças e jovens. No evento, o professor Sérgio reafirmou os propósitos da educação jesuítica e buscou motivar a todos desejando que sejam sempre “Fogo que acende outros fogos”, frase do jesuíta chileno Santo Alberto Hurtado; no caso, fazendo uma referência ao papel dos educadores não apenas de iluminar crianças e jovens pelo poder do conhecimento, mas também permitindo “acender” novas luzes e olhares nas aprendizagens dos estudantes e de toda a comunidade educativa. Prof. Sérgio ainda apresentou as benfeitorias feitas durante as férias escolares na estrutura física do colégio no Vieirinha, como o prédio que vai abrigar as crianças da Educação Infantil, além de outras unidades do Vieirinha, alinhando-se ao programa de requalificação dos espaços de aprendizagem, a exemplo do que já havia ocorrido no ano passado no Vieirão, unidade destinada aos jovens alunos.

EQUIPES COMPROMETIDAS

O diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, apresentou as equipes pedagógicas que vão atuar da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, ressaltando avanços obtidos ano a ano, graças ao engajamento de todos para o sucesso da missão educativa da Companhia de Jesus. Um dos diferenciais educativos é o compromisso de avançar cada vez mais na implementação de uma educação étnico-racial, tema destacado pelo coordenador do comitê que atua no colégio nesse sentido, professor Jacson Paim, ao apresentar iniciativas que foram adotadas em 2025 em prol do letramento racial dos integrantes e comunidade educativa, em ações que devem ser ampliadas em 2026. O padre Jean Fábio Santana SJ, por sua vez, relembrou os apelos do Papa Leão XIV por uma educação pautada na justiça socioambiental e na reconciliação, conforme preconizado nas Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.

O Encontro Pedagógico 2026 ainda marcou a apresentação oficial do professor João Ramiro, coordenador da Formação Cristã do Vieira, como mais novo integrante do Conselho Diretivo, conforme previsto no novo estatuto da Rede Jesuíta de Educação, a ser adotado em todas as 17 unidades educativas que a compõem nacionalmente, sendo o Vieira a única em Salvador. Assim, o novo Conselho Diretivo do Vieira passa a ter cinco integrantes: os professores Sérgio Silveira, Anderson Rafael e João Ramiro, além do padre Emmanuel Araújo SJ e a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo.

Confira mais fotos!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo