24.11.17

Encontro no Vieira discute os desafios da educação integral

O evento com os educadores do Colégio foi conduzido pelo Padre Luiz Fernando Klein

Encontro no Vieira discute os desafios da educação integral

#RETAFINAL2017

A promoção de uma educação inovadora e integral é um dos desafios do Projeto Educativo Comum (PEC), desenvolvido pela Rede Jesuíta de Educação (RJE). Um encontro voltado para a discussão acerca dessa temática foi realizado com os educadores do Colégio Vieira, entre os dias 26 e 27 de outubro, e contou com a presença do assessor pedagógico do escritório central da RJE, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ.

Os educadores do Vieira estudaram o texto do Pe. Klein, divulgado no encontro virtual da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), e a partir daí fizeram comentários e perguntas sobre os aspectos mais importantes do documento. A reunião também foi motivada pelo discurso feito pelo Padre Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa, SJ, que participou de uma agenda no Brasil e integrou o 1º Congresso Internacional dos Delegados de Educação da Companhia de Jesus (JESEDU), ocorrido entre os dias 16 e 20 de outubro, no Rio de Janeiro.

Objetivos comuns

O Pe. Luiz Fernando Klein destacou que o contínuo processo de interação que a RJE promove com os educadores por todo Brasil é um fator essencial de motivação na missão educacional que os jesuítas possuem. “A discussão foi bastante proveitosa. Comentamos sobre pontos importantes e necessários como para a construção da cidadania e de que forma podemos trabalhar os valores na sociedade atual e em parceria com as famílias, durante a implementação do PEC”, ressaltou ele.

Segundo a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério, discutir o Projeto Educativo Comum através das referências propostas no encontro se consolidou como uma oportunidade única para todos os participantes. “Tivemos uma excelente abordagem sobre a formação integral. O Pe. Klein fez colocações extremamente importantes, que nos despertam para a necessidade de estarmos a todo tempo afirmando os nossos valores como educadores pertencentes à RJE”, destacou ela.

A grande interação dos educadores do Vieira marcou de uma maneira especial a reunião com o Pe. Klein. O encontro motivou de maneira significativa a educadora Gleide Leal. “Acredito que foi um momento importante e produtivo. Ganhamos mais clareza acerca de como o processo de inovação pode estar envolvido no nosso cotidiano”, concluiu ela.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo