Encontro com escritora Kiusam de Oliveira marca lançamento do Projeto Raízes Africanas
Autora do livro "Com qual penteado eu vou?" abordou a beleza da diversidade e a importância da cultura afro-brasileira

Um momento especial com a escritora Kiusam de Oliveira, autora do livro infantil “Com qual penteado eu vou?”, marcou o lançamento do “Projeto Raízes Africanas: suas histórias, suas belezas” para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Doutora em Educação, Kiusam falou sobre a obra e seus objetivos de pautar a diversidade e valorizar a beleza que existe em cada criança, no encontro com as turmas da série no Auditório Mabel Velloso. As crianças vibraram com o jeito leve da autora de tratar os temas e ainda tiveram direito a uma sessão de autógrafos, no evento ocorrido no último dia 24. Durante a semana, elas ainda puderam conferir iguarias de origem africana, a exemplo do acarajé.
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De acordo com a coordenadora pedagógica do 3º ano EF, professora Milmar Haun, o projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes experiências significativas acerca da diversidade cultural, oferecendo experiências de fortalecimento e empoderamento, para que tenham orgulho da sua identidade brasileira, que é constituída de três etnias, além de se tornarem multiplicadores da história e da cultura negra. “A proposta visa contribuir com a formação de uma consciência sobre a importância e a valorização da cultura negra dentro da sociedade, criando espaços para manifestações artísticas e culturais que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais pertencentes à nossa sociedade”, explica a professora.

Entre as ações multidisciplinares ainda previstas estão: sequência didática com a leitura do livro “Com qual penteado eu vou?”; contação de histórias que promovam o autoconhecimento, incentivando a diversidade entre crianças e adolescentes; oficina de jogos com temas africanos; dinâmicas com músicas e artistas que valorizam a cultura afro; ler e interpretar lendas africanas; construção de um padlet (mural virtual) com informações da cultura africana (pesquisa de palavras africanas que usamos no cotidiano); apresentação de capoeira e maculelê; elaboração de campanhas comunitárias promovendo a valorização da diversidade cultural no Brasil; roda de conversa temática; construção de boneca abayomi para presentear e homenagear uma mulher conhecida de cada criança, com um cartão falando do significado da boneca; jogos e brincadeiras de origem africana nas aulas de Educação Física, entre outras.

HABILIDADES
Além da valorização da cultura negra, o projeto também trabalha habilidades em geral, tais como: empatia e estímulo à reflexão; análise e reflexão sobre a cultura afro-brasileira, “para entendermos melhor a sua história, significado e influência; incentivo ao diálogo e a troca de ideias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade”, como frisa a coordenadora pedagógica. Perceber a dança, arte e a música como riqueza cultural africana em nossa sociedade; valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição para a identidade brasileira e proporcionar ao aluno a reflexão crítica que o levará a formar a sua opinião, de forma clara, sobre a diversidade cultural no qual está inserido são outras questões trabalhadas.
Fotos e vídeo: Secom/CAV.
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