Em visita canônica, Provincial dos Jesuítas conhece novo Vieirão e destaca importância de apostolado educativo alinhado aos novos tempos
Pe. Smyda SJ esteve no colégio, em Salvador, acompanhado pelo administrador provincial

O provincial dos jesuítas no Brasil, padre Mieczyslaw Smyda SJ, destacou a importância do apostolado educativo da Companhia de Jesus estar sempre buscando se adequar ao tempo presente, preservando os princípios inacianos, mas atentos “às novas maneiras de aprender, às novas formas de olhar o mundo” pelas crianças e jovens. Ele falou sobre o tema após conhecer as obras de requalificação de espaços de aprendizagem do Vieirão, unidade do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM).
“Para podermos realizar bem a missão, sempre é necessário ter meios e espaços adequados aos novos tempos. Aqui no Colégio Antônio Vieira, a diretoria, juntamente com o discernimento da comunidade escolar, trouxe a proposta de reformas, trazendo não só ambientes agradáveis e bonitos, mas também adequados a uma nova maneira de aprender, novas formas de olhar o mundo e, principalmente, acolher as pessoas com estética e com capacidade de envolvê-las neste novo mundo que estamos construindo”, declarou Pe. Smyda SJ, completando: “Parabenizo a toda a comunidade, especialmente a diretoria, que encarou em tão pouco tempo este desafio, reformando o colégio”.
VISITA CANÔNICA
Pe. Smyda SJ esteve no colégio, como parte da visita canônica, que fez nos dias 30 e 31 de janeiro, ao Núcleo Bahia, que abrange às obras jesuítas em Salvador, Feira de Santana, Capim Grosso e Ilhéus. Ele esteve acompanhado pelo administrador provincial, padre Mário Sündermann SJ, que também cumprimentou a equipe do Vieira pela requalificação dos ambientes. Eles tiveram reunidos com o Conselho Diretivo, quando também foram tratadas outras ações previstas pelo programa Vieira 2025+ dentro do escopo pedagógico.

O encontro também contou com a presença do padre Jean Fábio Santana SJ, coordenador da Missão Apostólica dos Jesuítas no Núcleo Bahia, que também gostou do resultado das obras. “Uma máxima inaciana que nos diz que na realização e exercício da nossa missão, devemos sempre levar em conta as pessoas, o tempo e o lugar. E aqui, em cada espaço, pude perceber, no design, nas cores, nos móveis escolhidos, na logística do ambiente, que os alunos foram levados em conta. Este é o lugar deles. Tudo foi feito para eles”, afirmou.

ABERTURA DO ANO LETIVO
No Vieira, Pe. Smyda SJ também presidiu a missa oficial de abertura do ano letivo, tendo como concelebrantes os padres Jean Fábio SJ e Sündermann SJ, além do padre Emmanuel Araújo SJ, assistente espiritual do Vieira e integrante do Conselho Diretivo, entre jesuítas de outras obras do Núcleo que também participaram da celebração. O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, “falou do sentimento de gratidão pelas palavras de ânimo, de renovação da confiança”, ressaltando a importância das diretrizes da Província, segundo o modo de proceder da Companhia de Jesus. Ele conta um pouco mais sobre como foi esta visita especial no vídeo abaixo. Assista!
Agora confira mais fotos da visita de Pe. Smyda, SJ, e do Pe. Sündermann SJ!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
21.03.25
Professora Monique Meirelles estreia como escritora e lança livro com diário de viagem por 30 países
Lançamento será no próximo domingo (23) na Caramurê – Café, Arte e Livros, no bairro do Comércio
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado