26.12.22

Em encerramento do PDG, gestores do Vieira avaliam passos e fazem reflexões sobre ano letivo

Momento espiritual na Igreja de Santo Antônio da Barra encerrou atividades anuais do Programa de Formação

Em encerramento do PDG, gestores do Vieira avaliam passos e fazem reflexões sobre ano letivo

Um momento para celebração de conquistas e fazer reflexões sobre desafios e avanços na atuação enquanto líderes inacianos. Este foi o tom do último evento de 2022 do Programa de Formação de Gestores (PDG) do Colégio Antônio Vieira, reunindo o Conselho Diretivo (foto acima) e toda a equipe de liderança da instituição. O evento, especialmente dedicado à formação espiritual, foi realizado, no dia 9, na Igreja de Santo Antônio da Barra, seguido de confraternização na sede do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), na Ladeira da Barra.    

O PDG tem como objetivo desenvolver e capacitar o gestor para aprimorar ainda mais a qualidade das atividades de liderança e gestão, bem como lidar com questões cotidianas dos colaboradores da equipe, a luz dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus – ordem religiosa da qual faz parte o Vieira. “Entendemos que, por dentro de cada processo, existem pessoas e essas pessoas precisam ser cuidadas e tratadas com todo carinho e dignidade que necessitam, e a capacitação dos gestores passa por essa compreensão  de que gerir a equipe não é simplesmente gerir processos, mas principalmente gerir pessoas, considerando as suas limitações, mas também avaliando, ajudando a desenvolver e, acima de tudo, considerando as suas potencialidades”, explicou o diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira.

Diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, destaca perfil dos líderes inacianos

Para o último evento da formação, a programação buscou promover atividades reflexivas, tendo como norte a espiritualidade inaciana. “Fizemos um resgate do itinerário inaciano para que também pudéssemos, a partir das nossas itinerâncias, fazer memória do percurso que fizemos, coroando todo esse processo de formação inaciana que nós iniciamos e desenvolvemos ao longo do ano”, disse o professor Sérgio.

TEMAS 
O PDG este ano tratou de diversas temáticas, a exemplo da Saúde 360°, o resgate de memórias afetivas, o próprio Projeto Político Pedagógico do colégio, a prorrogação do Plano Apostólico da Província dos Jesuítas no Brasil. Como parte da formação anual, os gestores do Vieira ainda participaram do congresso jesuíta dos 500 anos dos Exercícios Espirituais. “Neste último evento de 2022, promovemos essa memória de tudo o que nós caminhamos ao longo deste ano, para resgatar o que vivenciamos nesses encontros, buscando refletir o que, de fato, fica como aprendizagem para o cotidiano, não somente em termos profissionais, mas também na vida pessoal”, frisou o diretor de Gestão de Pessoas.

“O último PDG do ano pode ser resumido em gratidão ao nosso grupo de gestores e lideranças do Colégio Antônio Vieira que, ao longo do ano, relevou muito empenho, muita dedicação e muito engajamento na missão do colégio. Dizem que a gratidão é a memória do coração. Então, posso dizer que o coração do Conselho Diretor do Vieira está cheio de gratidão com cada um, com cada uma, que nos ajudaram a enfrentar os desafios do tempo presente, criando estratégias, pensando, refletindo juntos, inacianamente, para buscarmos as soluções e seguirmos avançando em nossa missão educativa”, declarou a diretora-geral, professora Mariângela Risério.

Diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, agradece empenho da equipe de liderança do colégio

Coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental, a professora Iara Queiroz também revelou gratidão por ter a oportunidade de participar da formação anual. “Fala muito da nossa identidade essa perspectiva do cuidado, seja do autocuidado ou do cuidado com o outro, principalmente em um ano tão atípico, repleto de desafios pessoais e profissionais com a retomada das atividades presenciais, após o distanciamento social imposto pela pandemia. Então, não tem como falar de educação e nem gestão contemporânea sem falar dessa humanidade, e é isso que nós encontramos aqui no Colégio Antônio Vieira”. 

Professor Renato Barros, que é coordenador-geral do Vieirinha, gostou do formato do último encontro. “Esse formato de encerramento também revelou que era preciso mesmo um momento mais tranquilo, de confraternização para partilharmos tudo aquilo que vivenciamos para fazer o ano letivo de 2022 acontecer, já com uma perspectiva de novos avanços em nossa gestão em 2023”.

Vamos ver mais registros deste momento tão significativo?
Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo