27.10.22

Estudantes abordam conflitos e avanços do século 21 no Projeto Ethos

Edição do projeto pedagógico da 2ª série do Ensino Médio é inspirada em obra do filósofo Yuval Harari

Estudantes abordam conflitos e avanços do século 21 no Projeto Ethos

O livro “21 Lições para o Século 21”, do professor e filósofo israelense Yuval Harari, também autor do best-seller internacional Sapiens, tem sido a grande inspiração das últimas edições do Ethos. Trata-se do projeto pedagógico para os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. O nome refere-se aos estudos e implicações dos costumes sociais que afetam comportamentos na coletividade. 

Este ano, após um primeiro semestre de reflexões e aprendizagens sobre os temas contemporâneos propostos no livro de Harari, os estudantes concluíram as atividades do projeto na última semana (de 18 a 21/10). Eles executaram tarefas que estimularam a criatividade, o senso crítico e o protagonismo, a partir de linguagens que também os envolvem enquanto aprendizes no século 21.

“O Ethos foi um projeto que durante o ano fez com que a gente repensasse muito sobre as questões humanas apresentadas na obra de Harari. Uma ação, sem dúvida, muito importante para a nossa evolução, para a nossa compreensão da atualidade, do século 21 e tem sido ótimo ter essa experiência de aprofundamento nas questões humanas da nossa sociedade, podendo expor o que aprendemos de maneira criativa, divertida e lúdica”, afirma o estudante Pedro Antônio Cruz.

Alunos Pedro Antônio, Isabela e João Vítor destacam evolução dos estudantes como protagonistas da aprendizagem 

Os colegas Isabela Ramos e João Vítor Castro também gostaram do Ethos. “Começamos de forma bem intuitiva e hoje já conseguimos por diversas maneiras expressar o que refletimos e aprendemos a partir do livro de Harari”, diz o jovem. “Um trabalho ótimo em que a gente aprendeu bastante tratando de temas como educação, tecnologia, entendendo e fazendo a gente construir nossa visão de mundo”, avalia Isabela, completando: “Todas as apresentações foram incríveis”.

A professora Isabel Cezimbra, de Matemática, é uma das entusiastas da ação pedagógica: “Ao trabalhar com a interdisciplinaridade, o Projeto Ethos promove o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, valorizando a interação dos saberes que fazem parte da vivência dos alunos, dentro e fora da sala de aula, enriquecendo a visão de mundo e o pensamento crítico, além do trabalho em um ambiente colaborativo”, destaca.

“TEIAS DE CONHECIMENTO” 

“Para trabalharmos esse recorte temático com as lentes do Ethos, diversos recursos e estratégias são utilizados. Pesquisa, análise, interpretações, discussões e debates substanciam os alunos para produções e criações individuais e coletivas, tecendo teias de conhecimento, provocando e sendo provocados como seres, cidadãos, habitantes de um lócus produzido e transformado em nossas interações”, explica a coordenadora pedagógica da série, professora Andréa Oliveira. 

Segundo ela, a perspectiva inaciana é o portal para as interações no sentido de vislumbrar possibilidades de novos diálogos e olhares sobre os velhos dilemas. “Por meio do Ethos, somos provocados e questionados acerca dos rumos que estamos tomando nas relações políticas, econômicas, sociais e culturais, via ambivalências local/global, pessoal/coletivo, riqueza/pobreza, produtivo/civilizacional, entre outras”, diz a professora Andréa.

ETHOS EM AÇÃO

A semana foi bem intensa e com momentos que serão guardados para sempre pelos integrantes das turmas da 2ª EM. Nos primeiros dias, eles discutiram com os professores os projetos, atuando na mobilização, planejamento e organização das produções. O desfecho dos estudos, com a apresentação dos trabalhos, deu-se em diversas formas: 

Rotações por estações de aprendizagem: Os alunos desenvolveram atividades em forma de rotação por estações, a partir de alguns capítulos do livro “21 Lições para o Século 21”, apresentando, por meio de leitura crítica, o recorte temático dos capítulos escolhidos associados ao contexto atual do país e/ou mundo.

-Escola do Futuro: Após os estudos sobre as questões da Educação na contemporaneidade, eles foram desafiados a apresentar um projeto de uma escola para o Ensino Médio que atenda às necessidades da sociedade futura (década de 2050).

-Canção autoral: As equipes formaram uma banda para apresentar uma canção autoral, contemplando de forma crítica os estudos realizados sobre a temática do projeto.  

-Sarau: Criação e produção de um sarau apresentando músicas, poemas, esquetes e reproduções de obras artísticas que retratem o livro “21 Lições para o Século 21”, de Yuval Harari. 

-Charge: Produção de charge a partir de um dos capítulos do livro de Harari, apresentando, por meio de leitura crítica, o recorte temático do capítulo escolhido associado ao contexto atual do país.

-SLAM: O Slam é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate. Assim, cada grupo selecionou um ou dois alunos para declamar uma poesia inédita elaborada pelos componentes do grupo. As poesias abordaram o conteúdo do capítulo 12 do livro “21 Lições para o Século 21” (Humildade: você não é o centro do mundo). O Slam é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate.

-Produção de grafite: Os estudantes foram provocados a produzir um grafite a partir de um dos capítulos do livro, escolhido pela equipe, apresentando a obra com uma leitura crítica e recorte temático do capítulo selecionado associado ao contexto atual do país.

-Conversando com Harari: Uma das atividades mais interessantes, cada equipe selecionou um aluno para representar uma personalidade histórica (contemporânea ou não), previamente indicada. Na apresentação, o aluno debateu e propôs respostas para as seguintes problemáticas (capítulos 6, 7, 8 e 9, em “21 Lições para o Século 21”):  
1. Civilização – Só existe uma civilização no mundo – Teresa May; 
2. Nacionalismo – Problemas globais exigem respostas globais – Getúlio Vargas;
3. Religião – Deus agora serve à nação – Martin Luther King; 
4. Imigração: Algumas culturas talvez sejam melhores que outras – Malala Yousafzai; e,
5. O desafio político: A tecnologia da informação e a ameaça aos valores centrais de liberdade e igualdade – Hannah Arenth

-Curta-metragem: Cada equipe deveria produzir, roteirizar, filmar e montar um curta-metragem com a temática “Os humanos têm corpos” (Capítulo 5 do livro “21 Lições para o Século 21”).

-Youtuber: Com base no texto “Uma estratégia mundial de combate ao terrorismo”, de Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas, cada equipe teria que desenvolver um ou mais personagens youtubers e postar episódio inédito inspirado no tema “Uma estratégia mundial de combate ao terrorismo”.

“Foi um sucesso, revelando, mais uma vez, o potencial dos nossos jovens nessa perspectiva de formação integral para a cidadania global”, conclui a professora Andréa Oliveira. Ela agradece o empenho de toda a equipe pedagógica para os propósitos alcançados. 

Veja agora mais momentos do Ethos!     


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo