15.12.16

EJACAV lança primeira edição do livro “Traçados de Vida”

Publicação foi desenvolvida pela Área de Linguagens a partir de 2015

EJACAV lança primeira edição do livro “Traçados de Vida”

Muita emoção marcou o lançamento da 1ª edição do livro “Traçados de Vida”. A obra é resultado do Projeto de Leitura e Escrita, idealizado e desenvolvido pela Área de Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Inglês e Espanhol) no ano de 2015, envolvendo todos os alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Antônio Vieira – EJACAV. A culminância da iniciativa ocorreu na noite do dia 25/11, no Pátio Centenário.

Para a coordenadora pedagógica do EJACAV, prof.ª Maria do Carmo da Silva, o projeto de desenvolvimento do livro foi bastante exigente, mas profundamente gratificante. “Belos textos foram criados. Vívidos relatos de experiência, exposição emocionante de trajetórias de vida. Partindo de situações do cotidiano, tendo como motivação as suas práticas sociais, cada escrevente foi dando a conhecer, ao longo do processo de escrita e re-escrita das histórias, seus saberes, medos, alegrias, frustrações, valores e desejos”.

A diretora geral do Vieira, profª Mariângela Risério, esteve presente no evento e destacou o empenho de todos os alunos e professores. “Tive a honra de participar desse projeto e me emocionei ao ler a histórias tocantes que estão presentes no livro. São textos cheios de vida. É um trabalho belo e inspirador”, destacou ela. “Desejo que todos esses alunos continuem motivados a produzir. Trata-se de um trabalho de dois anos, que presenteou todos nós professores com uma obra maravilhosa”, complementou o coordenador geral do EJACAV, prof. Anderson Rafael Souza.

As professoras da Área de Linguagens Francisnanda Leão (Inglês), Priscila de Jesus (Espanhol) e Rosilene Paraíso (Língua Portuguesa e Literatura) atuaram com os alunos dando suporte na produção textual do livro. “Ao escrever, o autor expõe seus sentimentos, suas percepções, seus desejos, suas ideologias, enfim, toda a complexidade de sua essência. Por isso, as suas histórias nos tocam tão profundamente, à medida que nos identificamos com elas ou, ao contrário, porque se abre diante de nós um mundo inesperado e desconhecido”, destaca a prof. Franscinanda Leão.

A aluna da 2ª série EM, Validiria Rodrigues, ressalta que a experiência de fazer parte do livro “Traçados de Vida” marcou a sua trajetória como estudante de uma forma especial. “Participar de um projeto como esse foi algo maravilhoso para todos os alunos. Houve muito empenho e um enorme aprendizado ao contarmos as nossas vidas através da escrita”, destacou ela.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo