09.05.22

Educadora Mariângela Risério é representante brasileira em GT internacional do Educate Magis

Diretora do Colégio Antônio Vieira integra o GT Faith Formation, instituído para as ações de formação para a fé

Educadora Mariângela Risério é representante brasileira em GT internacional do Educate Magis

A diretora-geral do Colégio Antônio Vieira, professora Mariângela Risério, é a representante brasileira no recém-criado Grupo de Trabalho do Educate Magis para atuar nas discussões e propostas de formação para a fé a serem implementadas pelas escolas jesuítas em todo o mundo. O Educate Magis é uma ferramenta internacional das instituições de ensino da Companhia de Jesus, com acesso exclusivo, que possibilita o compartilhamento de projetos pedagógicos entre colégios, professores e estudantes das instituições de ensino que integram a Rede Jesuíta nos mais diversos países. 

No caso do GT Faith Formation (formação para a fé), as atividades são desenvolvidas por 16 educadores, cada um de um país diferente. O GT é coordenado pelo jesuíta indiano Sunny Jacob, SJ, que é secretário da Associação de Educação Jesuíta para o sul da Ásia – Jeasa (sigla que vem do inglês Jesuit Educational Association of South Asia).

QUATRO GTs

Conforme informa a professora Mariângela Risério, o GT dará continuidade aos trabalhos sobre o tema iniciados no II Colóquio Jesedu (termo que vem da abreviação de Jesuit Education). O evento reuniu, virtualmente no ano passado, delegados e diretores de obras jesuítas de Educação de todos os continentes. “Os quatro fios temáticos do colóquio foram justamente Educar para a Fé, Educar para a Profundidade, Educar para a Reconciliação e Educar para Cidadania Global, que hoje contam grupos de trabalho específicos criados pela Educate Magis“, explica a diretora do Vieira, que já participou de três reuniões virtuais pelo GT Faith Formation

“Temos objetivos bem claros nesse GT, que é o de fazer um mapeamento, um diagnóstico mesmo, dessa formação para a fé nas escolas jesuítas em todo o mundo; para, a partir daí, lançar um programa de trabalho para os próximos anos”, revela a educadora. As atividades, segundo ela, já estão bem consistentes e até contaram, na última reunião realizada em abril, com a participação do padre José Alberto Mesa, secretário mundial de Educação da Companhia de Jesus.

Foto: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo