09.11.23

Educação étnico-racial: crianças têm bate-papo sobre racismo com autora do livro infantil Alika

Convidada especial da equipe pedagógica do Vieira, escritora Regina Luz aborda o tema com ludicidade na obra e no encontro com alunos 

Educação étnico-racial: crianças têm bate-papo sobre racismo com autora do livro infantil Alika

Tratar também com crianças temas densos, como a questão do racismo na sociedade, é uma das propostas do projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira. Respeitando a idade dos alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a potencialidade da infância, o Vieira tem a educação étnico-racial como um das propostas desenvolvidas na formação de seus estudantes, inclusive nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No caso das crianças, tudo é sempre abordado com muita ludicidade. A adoção do livro infantil Alika, seguida de um encontro para um bate-papo com a autora, Regina Luz, é um dos exemplos nesse sentido, envolvendo as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental (EF).     

A obra de Regina Luz conta as experiências e descobertas de uma criança que sofre preconceito racial na escola e no seu prédio, até ela ter contato com a história de Luís Gama, mudando seu modo de encarar as situações de discriminação. Assim, a menina Alika percebe a beleza e valor de suas características negras e que ela pode superar todo o preconceito e vencer. Jornalista e poeta brasileiro, o baiano Luís Gama (1830-1882) é uma referência na história de movimentos contra a escravidão, tendo se tornado um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.  

Na Biblioteca do Vieirinha, Regina Luz também falou sobre o processo criativo de Alika e outras obras, como Eva, seu mais novo livro

APRENDENDO COM AUTORES 

Na história de Alika, a questão é tratada com leveza, ao mesmo tempo em que alerta os leitores para a importância de combater o racismo desde quando ainda se é criança. Com a autora, as crianças do 4º ano EF do Vieira puderam revelar toda a curiosidade sobre o processo de criação de Alika e outras obras, além de compartilhar sobre situações em que percebem o racismo no dia a dia da sociedade brasileira. 

Sessão de autógrafos, especialmente para os estudantes vieirenses

“Os alunos leem o livro dentro de uma sequência didática, em que uma das atividades pensadas é o encontro com Regina Luz  para que compreendam os processos de criação e inspiração, o que mobiliza a escrita da autora, tudo isso em uma conversa divertida e repleta de curiosidades”, conta a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura. Este ano, as turmas do 4º ano EF também tiveram encontros com outros autores, a exemplo da escritora Emília Nuñez, que apresentou os novos livros e conversou com as crianças, em evento promovido pela biblioteca do Vieirinha.

Veja mais fotos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo