23.09.21

ONU Colegial 2021 consolida protagonismo com múltiplas aprendizagens para estudantes

Simulação de conferência das Nações Unidas contou com participação de ex-alunos e convidados da RJE de outros estados e escolas de Salvador

ONU Colegial 2021 consolida protagonismo com múltiplas aprendizagens para estudantes

A ONU Colegial consolida-se, cada vez mais, como uma experiência de múltiplas aprendizagens no Colégio Antônio Vieira e instituições da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em todo o Brasil. A análise feita pela diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, ainda no momento de abertura da edição 2021 do evento, foi constatada pelos estudantes e toda a equipe pedagógica ao participarem dos quatro dias de simulação de conferências das Organizações das Nações Unidas (ONU). O projeto internacional, que impressiona pelo alto nível de realismo, foi adotado pela RJE no país, com quarta edição realizada pelo Vieira de 16 a 19 de setembro.  

“É um trabalho totalmente imerso na complexidade e diversidade deste mundo, tão cheio de conflitos, desigualdades e falta de oportunidades, revelando, portanto, um total diálogo e comunhão com os objetivos da nossa missão educativa: a formação integral que a RJE propõe para os nossos colégios, para os nossos alunos”, disse a professora Mariângela. A diretora-geral ainda ressaltou que “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança” é uma das Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus, “que sempre acreditou no potencial da juventude para um mundo mais esperançoso e mais amoroso”, como frisou. 

Diretoras geral e acadêmica do Vieira, professoras Mariângela Risério e Ana Paula Marques prestigiaram cerimônias de abertura e encerramento do evento


MAIS DE 20 HORAS DE DEBATES 

Realizada em formato híbrido, com a maioria das atividades ainda remotas, a IV ONU Colegial do Vieira reuniu 155 estudantes, atuando como secretários-gerais, delegados dos países, diretores de comitês, imprensa, convidados especiais e observadores. Foram mais de 20 horas de debates e atividades correlatas, apresentando como novidade um comitê bilíngue. Alunos e ex-alunos do Vieira assumiram o protagonismo desde a organização do evento, iniciada há nove meses. A edição 2021 contou também com a participação de convidados especiais de outras instituições jesuítas de ensino de outros estados – Medianeira (PR), Diocesano (PI), Loyola (MG), Anchieta (RS) –, além dos colégios Anglo e Salesiano, de Salvador. 

Uma edição, mais uma vez, marcada pelo alto nível de competência e análise crítica dos temas do tempo presente, como geopolítica, as tecnologias, as crises humanitárias e a ética cidadã global. Esta foi a avaliação da diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, professora Ana Paula Marques, ao proferir o discurso de encerramento do evento, no último domingo (19). “Foi mais uma experiência de aprendizagens marcadas por momentos de debates, reflexões e argumentos. Foram dias de imersão em itinerâncias aprendentes e colaborativas em um processo contínuo de diálogos e negociações. Vimos também uma competência oral, incluindo a proficiência em inglês, com argumentações sustentadas em muito estudo, mas também na solidariedade”, destacou.

“Reconhecemos o quanto cada um de vocês tem consciência do processo de autonomia e protagonismo nessas simulações das conferências da ONU. E isso nos enche de orgulho e satisfação, dando a certeza de que é possível, sim, pensar em uma educação integral e transformadora, democrática e implicada com a formação de pessoas com consciência global que possam contribuir, de alguma forma, para um mundo mais justo e pacífico”, completou a professora Ana Paula, agradecendo a todos pela “participação ativa, efetiva e afetiva” na organização do evento. 

VANGUARDISTAS DO NOVO ENSINO MÉDIO 

“Sou entusiasta de projetos em que o protagonismo dos estudantes nos renova também como formadores e formadoras”, declarou o professor José Teixeira Neto, o Prof. Zelão, que é coordenador pedagógico da 2ª série EM e responsável pela articulação pedagógica do Fundamental Maior e do Médio no Vieira. “Sinto que esse projeto é uma demonstração grande de um currículo vivo em que não se trabalha com a prescrição das disciplinas, ou seja, aquilo que cada disciplina elegeu para o aprendizado dos jovens. Neste projeto, os estudantes constroem a pauta, a maneira como vão trabalhar e desenvolvê-la, revelando-se, portanto, vanguardistas do que o Novo Ensino Médio está trazendo como possibilidade de abertura, com novos itinerários e protagonismo dos alunos”, completou.

Coordenadora para Assuntos Estratégicos da ONU Colegial do Vieira e coordenadora pedagógica da 1ª série EM, a professora Léa Pontes destacou o engajamento dos alunos no projeto, “mesmo trabalhando no fim de semana e não valendo nota em boletim”, como ressaltou. “Isto se deve ao fato do projeto ser grandioso e ter princípios baseados numa educação voltada para a cidadania, cujos objetivos visam desenvolver habilidades de argumentação e crítica para o debate de conhecimentos que a todos interessam em nossa sociedade, além das relações afetivas que se estabelecem entre os estudantes”, disse. Juntamente com a orientadora acadêmica do evento, a professora de História Gigi Albuquerque, ela agradeceu, em nome de todos os colaboradores do colégio, o empenho dos estudantes e convidados especiais.

“A IV ONU Colegial do Vieira foi palco inspirador de discussões acerca de crises que estão impactando o mundo no tempo presente, permitindo aos estudantes mobilizar seus repertórios, suas habilidades em oratória, argumentação e a cortesia diplomática. Assim, foram protagonistas na articulação de informações e conhecimentos, defenderam o posicionamento de seus países e souberam ceder quando necessário, exercendo, com maestria, o que me parece faltar hoje no mundo dos adultos: respeito às diferenças, à prática do diálogo e à tomada de decisões em conjunto, a fim de chegar a soluções pacíficas e multilaterais de conflitos”, concluiu a professora Gigi. Para ela, o projeto impacta positivamente na aprendizagem dos alunos, “que se produzem como seres sociais, contribuindo de forma ativa para as mudanças positivas e contínuas no mundo global”.


COM A PALAVRA, OS CONFERENCISTAS!

A quarta edição da ONU Colegial do Vieira também contou com a atuação de 24 ex-alunos do Vieira que voltaram ao colégio para contribuir no processo de formação da nova geração de vieirenses, dentre eles, os secretários-gerais do evento, Yasmin Leal e Pedro Garcia. Além das atividades de organização e acompanhamento dos comitês dos países, eles conduziram as cerimônias de abertura e encerramento do evento. “Compreendemos que o objetivo principal deste projeto é o de formar cidadãos globais: preparados para enfrentar as adversidades da vida, empáticos, maduros, realistas e, verdadeiramente, inseridos socialmente. Para tanto, nos preocupamos em fazer com que cada um dos senhores entendam que estamos lidando, aqui, com desafios reais. Os quais são sérios e muitas vezes difíceis de solucionar. Isso porque nós somos humanos, e como humanos somos passíveis a erros, que podem mudar as nossas vidas e, sobretudo, os rumos da história. Lembrem-se, senhores, aqui nós estamos escrevendo história”, disse Yasmin Leal. 

“Apesar de tudo, conseguimos utilizar o contexto que estávamos para florescer ainda mais a simulação. Ainda com a impossibilidade de uma ONU presencial, lutamos e trabalhamos para ter a melhor simulação virtual possível. Apesar das restrições impostas pela barreira da distância, conseguimos alcançar sucessos  antes considerados impossíveis: dobramos o número de comitês, triplicamos a quantidade de oficinas e aumentamos em mais de 70% o número de participantes”, disse, entusiasmado, Pedro Garcia, agradecendo também o Colégio pela iniciativa e todos os envolvidos. Os estudantes que presidiram os comitês também destacaram as oportunidades de múltiplas aprendizagens com o evento e concederam menções nominais e honrosas para os alunos que se destacaram na edição. 

Assista agora mesmo a íntegra dos depoimentos dos nossos estudantes conferencistas, no vídeo da solenidade de encerramento da IV ONU Colegial do Vieira – disponível no canal Vieira TV (YouTube).

Confira a relação completa das MENÇÕES NOMINAIS E HONROSAS concedidas aos estudantes que mais de destacaram nos comitês:

COMITÊ ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático)

João Meyer – Menção Nominal

Maria Cavalcanti – Menção Honrosa

Aécio Soares – Menção Honrosa

Darah Santos – Menção Honrosa


COMITÊ CPSUA (Conselho de Paz e Segurança da União Africana)

Júlia Brito – Menção Nominal

Grazielle Barbosa – Menção Nominal

Amanda Cambeses – Menção Nominal

Maria Clara Gitirana – Menção Nominal

Carolina Suarez – Menção Honrosa

Sophia Lima Costa – Menção Honrosa

Ana Luiza Costa – Menção Honrosa


COMITÊ UE (União Europeia)

Gabriela Pinheiro – Menção Nominal

Anna Luiza Ribeiro – Menção Nominal

Marianna Pessoa – Menção Honrosa

Manuela Pamponet – Menção Honrosa

Ulysses Garibaldi – Menção Honrosa

Beatriz Costa – Menção Honrosa


COMITÊ CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas)

Cléo Magalhães – Menção Nominal

Larissa Lacerda – Menção Nominal

Lucas Rios – Menção Nominal

Matheus Schindler – Menção Honrosa

Luís Felipe Santos – Menção Honrosa

João Pontes – Menção Honrosa


COMMITTEE G20 (Grupo das 19 maiores economias do mundo e mais a União Europeia)

Letícia Viveiros – Nominal Mention

Carolina Xi Wei de Albuquerque – Nominal Mention

Júlia Cardoso – Nominal Mention

Sofia Lima – Nominal Mention

Verônica Moraes – Honorable Mention

Lucca Pereira – Honorable Mention


COMITÊ IMPRENSA (Representativo dos principais veículos de imprensa do mundo)

Ana Cecília | Jornalista – Menção Nominal

Pedro Máximo | Jornalista – Menção Nominal

Fernanda Machado | Jornalista – Menção Nominal

Alice Alves| Jornalista – Menção Honrosa

Maria Flor Sampaio | Repórter – Menção Nominal

Victor Telles | Repórter – Menção Honrosa

Rafaela Midlej | Desenhista – Menção Nominal

Miguel Lima | Desenhista – Menção Nominal

Gabriel Lisboa | Desenhista – Menção Nominal

Valentina Chauí | Desenhista – Menção Honrosa

Sofia Menezes | ADM – Menção Nominal

Henrique Viana | ADM – Menção Honrosa

Ícone - INSCRIÇÕES DIURNO 2022
INSCRIÇÕES DIURNO 2022
Ícone - INSCRIÇÕES NOTURNO 2022
INSCRIÇÕES NOTURNO 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo