Diversidade é tema de roda de conversa virtual com autora do livro “Todo Mundo é Misturado”
Escritora Beth Cardoso participou de projeto interdisciplinar com turmas do 6º ano EF

Pablo, o novo colega de classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não têm uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo, levando Júlia a tentar ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos misturados. O enredo do livro “Todo Mundo é Misturado”, apresentado pela editora Escarlate, é o pano de fundo usado pela autora Beth Cardoso para levar crianças e jovens a refletir sobre diversidade cultural, por meio da leitura. O tema dominou a roda de conversa virtual promovida entre a escritora e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, como parte das atividades pedagógicas para a série.
O encontro com a escritora se deu em dois momentos: com as turmas do vespertino e do matutino. Nesses diálogos, a escritora Beth Cardoso, que também é professora, ainda explicou todo o processo de escrita da obra, desde as pesquisas iniciais até o momento do envio para a editora. Houve também oportunidade de alguns estudantes esclarecerem dúvidas e perguntarem sobre curiosidades que tiveram durante a leitura. Eles ainda debateram com a escritora o tema bullying, assunto também tratado em outras ações que integram o projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa, Redação, Ensino Religioso e História.
A leitura de outras duas obras literárias também integrou o projeto interdisciplinar: “Andira”, de Rachel de Queiroz, e “Eu sou uma noz”, de Beatriz Osés. “Foi mais um momento de muita interação e participação dos estudantes, uma vez que os meninos e as meninas ficaram encantados com o livro de Beth Cardoso. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o momento acontecesse”, diz a professora Yeda Neves, de Língua Portuguesa. Já a coordenadora pedagógica da série, professora Mariângela Rosier, enfatiza a importância da discussão dos temas “para valorizar a diversidade no processo de formação integral dos alunos e alunas, tendo em vista a construção de um mundo mais justo, ético e democrático”.

Fotos: Secom CAV e acervo pessoal
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica