13.09.21

Dicas para motivar os adolescentes na hora dos estudos em casa

Orientações fazem parte de trabalho motivacional realizado pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Antônio Vieira

Dicas para motivar os adolescentes na hora dos estudos em casa

Você está pensando que o seu filho adolescente está estudando no quarto e, quando se dá conta, ele já caiu no sono? E mais: atividades escolares respondidas rapidamente para poder ficar o tempo todo no celular, sem falar daquela busca constante pelo isolamento com a tela do computador, mesmo diante do  distanciamento já imposto pela pandemia…

Definitivamente, não está sendo fácil para alguns pais e responsáveis lidar com o jovem estudante nos dias atuais. O mais importante, entretanto, é entender que, para o adolescente, os desafios também têm sido imensos. É o que alerta a psicopedagoga Rosania Siquara, que integra a equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Antônio Vieira.

A psicopedagoga lembra que a pandemia chegou para o estudante adolescente justamente nesta fase de novas descobertas e novos laços, sempre tão fascinante, mas muitas vezes também tão cheia de conflitos, tornando tudo ainda mais desafiador para ela. A simples ida ao colégio – que além das questões de aprendizagem cognitiva, tinha todo um significado para esta etapa de construção autônoma das relações sociais e afetividade –  foi um passo de crescimento que acabou sendo cerceado pelas restrições de biossegurança, necessárias também no modelo semipresencial de ensino.

Orientadora educacional no Vieira, psicopedagoga Rosania Siquara dá dicas para motivar os adolescentes nos estudos

PESQUISA E AÇÃO MOTIVACIONAL

“Uma série de fatores que podem afastar o adolescente do desejo de sair da sua zona de conforto rumo às obrigações escolares. Por isso, diante do cenário pandêmico, é fundamental uma atenção especial da família e da escola com profícuo diálogo, acompanhamento da aprendizagem e valorização das conquistas”, frisa a psicopedagoga. Atento a isso, o SOE do Vieira tem feito um trabalho especial para orientar seus jovens alunos, estimulando-os a continuarem motivados nos estudos, mesmo diante dos desafios do contexto pandêmico.Como orientadora educacional do 8º ano do Ensino Fundamental, Rosania Siquara até desenvolveu uma pesquisa com os estudantes da série e usou o recente exemplo de jovens atletas olímpicos para manter os níveis elevados de confiança entre os alunos. Divulgou também importantes dicas para eles vencerem os distratores, ampliar a autoestima e, principalmente, obter resultados ainda melhores na aprendizagem.

Confira agora mesmo as dicas da “Pró Ró”!

1. Solicite ajuda do SOE (Nada como uma boa conversa!).
  2. Identifique o que o aproxima e o que o distancia do sucesso acadêmico.
  3. Verifique o que no ambiente favorece ou prejudica a concentração. Ex. “Estudar na cama?” Não é um local indicado. A tendência é sentir sono e desejo de relaxar.
  4. Separe o material necessário. Assim, ajuda a manter o foco e minimiza a dispersão.
  5. Identifique as crenças e pensamentos distorcidos que dificultam o aprendizado. A autoconfiança precisa ser desenvolvida.
  6. Reconheça, valorize, celebre as conquistas. O autocuidado é primordial para viver bem.
  7. Administre o tempo de estudo e descanso. Não adianta estudar tudo de uma só vez! Calma!
  8. Cumpra responsabilidades e compromissos compatíveis com sua fase de vida: é possível e pode ser algo prazeroso sem gerar estresse.
  9. Coopere com os trabalhos em grupo. A colaboração de todos enriquece. Já quando um membro não contribui, prejudica não só a execução como também a relação com os colegas.
  10. Concilie os estudos com o lazer e práticas esportivas.
  11. Use estratégias como escutar música ou retirar do ambiente de estudo os distratores.
  12. Solicite ajuda e apoio caso necessite (professor, ao colega, familiares, etc.). Admitir que precisa do outro faz muito bem.
  13. Consulte as plataformas digitais disponibilizadas pelo Vieira, para o acompanhamento das atividades e calendários. Nada de confiar apenas nas orientações/informações do grupo WhatsApp da turma.
  14. Participe das aulas ativamente, dialogando diretamente com o professor ou por meio do chat, microfone ou abrindo a câmera, no caso dos que estão assistindo aulas no remoto. Evite também o uso das redes sociais durante as aulas para não comprometer a sua concentração.
  15. Organize um horário de estudo. Lembre-se: tanto a rotina quanto a flexibilidade são importantes.
  16. Acolha as diferentes orientações dos professores sobre como estudar determinada disciplina.
  17. Preserve o tempo e a qualidade do sono à noite. Cuide da sua saúde e evite a chamada “luz azul” produzida pelos eletrônicos. Isso é coisa séria!
  18. Pesquise, compartilhe as descobertas e compreenda a importância do aprender a aprender!