21.03.24

Dez dicas para melhor acompanhar as crianças no aprendizado presencial e on-line

Recomendações foram divulgadas pelo Capdever no Dia do Voluntariado do Vieira

“A educação de uma criança não depende apenas dos pais e tão somente da escola. É essencial que os dois eixos caminhem, lado a lado, para garantir a formação do filho enquanto estudante e, claro, enquanto pessoa – caráter, personalidade, ideias, objetivos, entre outros”. Com esta introdução, o Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (Capdever) distribuiu, durante o Dia do Voluntariado do Colégio Antônio Vieira, realizado na última quinta-feira (14), um material com orientações para um melhor acompanhando dos estudos dos alunos pelas famílias.

Sediado no bairro da Sussuarana, na periferia de Salvador, o Capdever desenvolve ações educacionais voltadas para o processo identitário da comunidade negra com iniciativas diversas, como o Projeto Motumbaxé, inserindo crianças e adolescentes como aprendizes de percussão. Paralelamente, também orienta os pais e responsáveis pelos menores assistidos quanto à atenção aos estudos. As dicas bem úteis para as famílias de modo geral foram divulgadas também durante o evento no Vieira, inclusive com folders para que as crianças entregassem aos pais. Confira!

Dez maneiras para acompanhar os filhos no aprendizado presencial e/ou on-line

A participação na vida escolar é uma ótima forma da família incentivar a criança e fazer com que ela tenha um ótimo desempenho nos estudos. No entanto, devido à rotina cada vez mais agitada; falta de hábito de literatura e, com o tempo sempre mais escasso, muitas vezes, é difícil. Mesmo com a dificuldade do dia a dia, é possível se manter presente. Algumas pequenas situações fazem toda a diferença:

1. Tempo para estudar, sem precisar atrapalhar as atividades. Quando a criança chegar da escola, pergunte o que ela aprendeu. Demonstrar interesse no dia a dia é uma forma de reforçar a sua presença e mostrar que se importa com o filho. Converse, peça para ele explicar ou conte o que já aprendeu. assim, a criança se sentirá incentivada.

2. Determine um horário fixo para o estudo. A rotina organizada permite que a criança tenha foco e crie interesse. O horário para brincar também é muito importante. Coloque seu filho em um local onde você possa vê-lo, a fim de garantir que ela faça as lições de casa e tire dúvidas com você.

3. Verifique diariamente os cadernos e os livros. Peça para ver o diário e verifique se há lições ou trabalhos a serem feitos, bem como observações dos professores. Além disso, verifique o caderno diariamente a fim de conferir se ele finalizou as lições de casa e, em caso positivo, valorize, elogie.

4. Ajude nas lições de casa.  Não solucione os problemas e nem faça os deveres pelo seu filho. Apenas explique e ajude-o a encontrar a melhor solução. Além de se fazer presente, você consegue verificar as dificuldades da criança e ainda estimula o desenvolvimento da autonomia.

5. Incentive a leitura. Todos nós sabemos os benefícios de ler: ampliação do vocabulário, da criatividade e, principalmente, do conhecimento. Compre livros e incentive o seu filho a ler, sem obrigá-lo. Tente fazer com ele se encante com os livros, por isso, leia com ele e para ele.

6. Brinque mais. Muitas vezes, a rotina não deixa que tenhamos força para brincar com a criança. No entanto, é de extrema importância que isso aconteça já que muitas brincadeiras e jogos ajudam a desenvolver o raciocínio mental e, ainda, as competências de leitura e escrita.

7. Participe das reuniões escolares. As reuniões são um importante meio de comunicação entre os pais e professores, e permitem esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento da criança e comportamento.

8. Converse com o professor fora das reuniões. Vá até a escola em dias comuns e verifique se está tudo bem. Mostre interesse na vida escolar do seu filho e se mostre aberto a esclarecer quaisquer problemas. É importante não ir à escola apenas quando há problemas, já que as crianças se sentem mais seguras quando percebem essa toca de conhecimento entre os pais e professores. [No caso do Colégio Antônio Vieira, os professores já reservam horários para esse atendimento aos pais, o que deve ser feito com agendamento].

9. Organize grupos de estudo e receba os amiguinhos em casa. As atividades em grupo tendem a ser inicialmente mais interessantes do que as que eles fazem sozinhos. Reúna-os para fazer algum trabalho em equipe e incentive-os a brincar com jogos educativos.

10. Não espere para participar da educação quando o seu filho for adolescente. Afinal, é nesta fase que os filhos gostam menos de serem pressionados ou da invasão dos pais. Geralmente, quem participa ativamente da vida escolar do filho desde pequeno, tende a não ter problemas no futuro quanto a estudos e notas.

Fontes: Capdever e banco de imagens.