Logo do site

“Deus escolhe o mundo!”

Uma reflexão do Pe. Eduardo Henriques, SJ sobre o presépio do Vieira em 2016

“Deus escolhe o mundo!”

“Parem o mundo que eu quero descer”! Quem já não teve vontade de soltar um grito de pedido de socorro como essediante demanchetes, fotos,edições de telejornais ou imagens nas redes sociais absolutamentehorrorizantes? Muitas vezes ficamos atônitos diante do mal, que parece não ter limites, em todas as dimensões das nossas vidas: pessoal,familiar, sociopolítica, econômica, mundial…

Refletindo sobre o presépio do Colégio Antônio Vieira, proporia à comunidade educativa em 2016, às pessoas que frequentam o Santuário Nossa Senhora de Fátima e à cidade do Salvador, lembramo-nos do movimento inverso que Deus – cujo nome é misericórdia – fez e faz todos os dias:Deus escolhe o mundo!

Somos confortados pelo olhar de Deus!Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola convidam a contemplar o Pai, o Filho e o Espírito Santo debruçados amorosamente sobrea nossa história. Há dois mil anos, ou pelas cidades e camposde hoje, os três viram e veem “a imensa redondeza da terra, povoada de tantas e tão diversas gentes. […] Uns em paz, outros em guerra; uns chorando, outros rindo; uns com saúde, outros sem ela; uns nascendo, outros morrendo, etc.” (EE 103 e 106).

E Deus diz: “Façamos a redenção do gênero humano”! Jesus vem para o nosso mundo!Deus se faz gente para cuidarda gente nesta casa comum!Não existe outro lugar para sermos pessoas melhores, mais conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Seguindo o movimento de Jesus, que se projeta sobre o nosso mundo, agarremos nossa história com cada vez mais afinco e devoção. Agradecidos, celebremos mais um Natal!

Pe. Eduardo Henriques, SJ – Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima