20.09.24

Desfile sustentável e oficinas ecológicas marcam programação da Semana Verde do Vieira

Evento, promovido pelo Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), traz novidades na edição de 2024

Desfile sustentável e oficinas ecológicas marcam programação da Semana Verde do Vieira

Enchentes no início do ano, calorão, incêndios… Os impactos da falta de atenção e cuidado com o meio ambiente estão, mais do que nunca, na pauta do dia no Brasil e em todo o mundo. Promover nas novas gerações reflexões sobre o necessário cuidado com o planeta, a nossa Casa Comum, é um dos propósitos da educação jesuítica. Integrado por jovens estudantes, o Núcleo Ambiental do Colégio Antônio Vieira (NAV) mostra a importância desse diferencial formativo, ao promover, entre suas ações, a Semana Verde. O evento, que se realiza este ano de 23 a 27 de setembro, prevê ações junto aos alunos para que estes também possam atuar como agentes multiplicadores da preservação do meio ambiente.

“Aqui no Vieira, somos comprometidos em transformar aprendizagens sobre sustentabilidade, biodiversidade, redução de resíduos e mudanças climáticas em ações concretas, como a Semana Verde, com uma programação voltada para incentivar um estilo de vida mais sustentável e práticas que beneficiem o meio ambiente. Todos os estudantes estão convidados a participar”, afirmaram as estudantes Ana Clara Monteiro e Lua Lêdo, integrantes do NAV. 

Entre as atividades estão apresentações sobre práticas sustentáveis, reuniões científicas sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, oficinas ecológicas, aulas especiais promovidas pela equipe da educação bilíngue do Vieirinha em parceria com o NAV e até um desfile sustentável, no Vieirão, a partir de materiais recicláveis. O desfile, um dos diferenciais da programação deste ano, será realizado em parceria com outro núcleo de protagonismo estudantil, a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla). 

Os dois núcleos (NAV e Avla) promoveram, desde o início do mês, oficinas para a confecção de peças, a partir de materiais ecológicos ressignificados. Serão acessórios (brincos, colares, pulseiras etc) e também alguns itens de vestuário. No caso da Avla, além do Setor de Artes Plásticas, o Setor de Música cuidou da trilha musical do desfile, previsto para o dia 24, na Sala de Arte Sálua Chequer, no horário de intervalo de aulas. Dez integrantes do NAV e Avla,  cinco de cada núcleo, serão os modelos a desfilarem uma moda sustentável.   

Além da confecção dos itens do desfile, o NAV vai promover oficinas, a serem realizadas em sala de aula, visando também demonstrar exemplos de reaproveitamento de materiais que ainda são, por muitas pessoas, jogados no lixo. Com itens recicláveis –  como garrafa PET, tampa de garrafa, lacre de latinha, papéis de jornais e revista, rolo de papel higiênico etc  – serão produzidos, por exemplo:

  • Brinquedos
  • Porta-lápis
  • Hand spinner de tampinha 
  • Lápis ecológico
  • Horta em garrafa PET
  • Tênis de papelão
  • “Acerte a boca”.  

“A prática pedagógica de realizar oficinas ecológicas agrega valor à na formação integral do indivíduo, fomentando a importância da sustentabilidade, além da ampliação do repertório sobre a redução de resíduos, uso eficiente dos recursos naturais, consumismo, mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, poluição, desmatamento, gestão de recursos hídricos, resíduos e reciclagem, entre outros”, destaca a bióloga e professora de Ciências Maria Goretti Souza, articuladora do NAV.

A professora Maria Goretti ressalta que a possibilidade de desenvolvimento de habilidades práticas pelos alunos, que podem ser aplicadas em suas vidas escolares ou com suas famílias, é um diferencial das oficinas este ano,. “São atividades que inspiram um estilo de vida mais sustentável com práticas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as comunidades em que vivem”, frisa.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo