Desenvolvimento de jogos matemáticos desperta estudantes para aprendizagens na disciplina
Metodologia ativa, adotada pelo Vieira, tem contribuído para tornar área mais atraente e consolidar conhecimentos
Aprender as operações matemáticas de forma lúdica, a partir de uma prática que muito desperta o interesse das crianças e dos adolescentes nos tempos contemporâneos: jogar. Sejam eletrônicos ou tradicionais de tabuleiro, os jogos fazem parte do projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira, como parte das metodologias ativas adotadas para estimular a aprendizagem dos estudantes do século 21. Na primeira unidade deste ano letivo de 2022, por exemplo, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) tiveram como avaliação a produção de jogos matemáticos, usando materiais reciclados.
“Dando continuidade aos estudos de Matemática, desenvolvemos atividades, com muita ludicidade, explorando as operações matemáticas de forma interativa, criativa e sustentável, sob a orientação dos professores da disciplina”, conta a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida. Desenvolver novas regras lógicas para jogos tradicionais foi um dos principais desafios que os alunos tiveram que lidar , além de terem que calcular muito bem a aplicação de estratégias.

ELEMENTO DIDÁTICO
A professora Maria Cristina ressalta o quanto o uso de jogos tem sido cada vez mais respaldado por especialistas da área, a exemplo da educadora Verônica Gitirana, doutoranda em Ensino da Matemática pela Universidade de Londres, pesquisadora de recursos para aprendizagem da disciplina no Ensino Fundamental. “Diferentes jogos têm sido identificados a partir da realidade social de cada criança. Muitas vezes, o jogo é um importante canal de inserção da criança no mundo escolar. Toda essa articulação com a motivação, a vida social, tem sido indicada como bom elemento para se aproveitar o jogo como um elemento didático, em particular, para o ensino da Matemática. Ideias e relações matemáticas importantes estão presentes numa enorme variedade de jogos e, por meio destes, é possível um contato inicial e estimulante com tais ideias”, já afirmava Verônica Gitirana, no estudo Jogos com Sucata na Educação Matemática, publicado em 2018.
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
17.10.25
Enem para além dos modelos e módulos. Saiba como o Vieira prepara os jovens para avançar em seus projetos de vida após a conclusão do Ensino Médio
Confira a íntegra da matéria publicada na revista VIEIRA+
-
16.10.25
Estudantes do Vieira ganham destaque na imprensa local e nacional por descoberta de 13 asteroides
Feito, reconhecido pela Nasa, terá premiação oficial em Brasília
-
16.10.25
Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa
Famílias dos atletas karatecas conferiram conquistas do ano de aprendizagens
-
14.10.25
Educação infantil no Vieira é tema de entrevista no programa Vozes e Saberes. Confira!
Diretor-geral do colégio falou sobre diferenciais do projeto pedagógico na Cardeal FM