Desenvolvimento de jogos matemáticos desperta estudantes para aprendizagens na disciplina
Metodologia ativa, adotada pelo Vieira, tem contribuído para tornar área mais atraente e consolidar conhecimentos
Aprender as operações matemáticas de forma lúdica, a partir de uma prática que muito desperta o interesse das crianças e dos adolescentes nos tempos contemporâneos: jogar. Sejam eletrônicos ou tradicionais de tabuleiro, os jogos fazem parte do projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira, como parte das metodologias ativas adotadas para estimular a aprendizagem dos estudantes do século 21. Na primeira unidade deste ano letivo de 2022, por exemplo, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) tiveram como avaliação a produção de jogos matemáticos, usando materiais reciclados.
“Dando continuidade aos estudos de Matemática, desenvolvemos atividades, com muita ludicidade, explorando as operações matemáticas de forma interativa, criativa e sustentável, sob a orientação dos professores da disciplina”, conta a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida. Desenvolver novas regras lógicas para jogos tradicionais foi um dos principais desafios que os alunos tiveram que lidar , além de terem que calcular muito bem a aplicação de estratégias.

ELEMENTO DIDÁTICO
A professora Maria Cristina ressalta o quanto o uso de jogos tem sido cada vez mais respaldado por especialistas da área, a exemplo da educadora Verônica Gitirana, doutoranda em Ensino da Matemática pela Universidade de Londres, pesquisadora de recursos para aprendizagem da disciplina no Ensino Fundamental. “Diferentes jogos têm sido identificados a partir da realidade social de cada criança. Muitas vezes, o jogo é um importante canal de inserção da criança no mundo escolar. Toda essa articulação com a motivação, a vida social, tem sido indicada como bom elemento para se aproveitar o jogo como um elemento didático, em particular, para o ensino da Matemática. Ideias e relações matemáticas importantes estão presentes numa enorme variedade de jogos e, por meio destes, é possível um contato inicial e estimulante com tais ideias”, já afirmava Verônica Gitirana, no estudo Jogos com Sucata na Educação Matemática, publicado em 2018.
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas