Logo do site
24.03.16

Cyberbullying em pauta

Diversas ações têm sido realizadas no Vieira para combater essa prática

Cyberbullying em pauta

Curtir, comentar e compartilhar publicações sobre os mais diversos temas são ações realizadas na internet quase todos os dias pela maioria das pessoas, principalmente por jovens. Se por um lado o uso das redes sociais nos aproxima de amigos e familiares,possibilitando eternizar momentos das nossas vidas, também é necessário entender quais são riscos que atos de violência virtual (cyberbullying) podem trazer.

O cyberbullying foi um dos problemas que mais ganhou força entre os adolescentes nos últimos anos. Na prática, é a versão virtual do bullying, formato por agressões e intimidações realizadas via internet. Nesse caso, por exemplo, o agressor faz montagens com imagens ou frases pejorativas e também cria perfis falsos para perseguir a vítima. Quem pratica está sujeito a responder criminalmente pelos seus atos. As vítimas sofrem com baixa autoestima, queda do rendimento escolar e transtornos psicossomáticos diversificados como depressão, ansiedade e fobia social, que podem culminam em suicídio em alguns casos.

Com o objetivo de ampliar o olhar sobre essa realidade, o Vieira promoveu, ao longo do ano letivo de 2015, diversas ações para conscientizar os estudantes sobre os limites da internet e, também, prevenir atos ilícitos. “O cuidado com os alunos, dentro dos princípios e normas do Colégio Antônio Vieira, perpassa pela resolução de conflitos, por chamar a criança para conversar e fazê-la refletir sobre o comportamento que ela teve. E o trabalho não é feito apenas com as crianças, mas também com as famílias”, ressalta a orientadora educacional dos 2º e 3º anos EF, prof.ª Lívia Farani.

Ações preventivas

No mês de setembro, as assistentes técnicas Elizângela Lopes e Fernanda Salgado, do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCiber), pertencente ao Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), realizaram palestras sobre crimes praticados na rede mundial de computadores para os alunos da 7ª série EF. “Nós fazemos um trabalho de prevenção, orientando os alunos para que eles não ajam de forma antiética nos acessos à internet. Mostramos de forma prática as consequências para quem sofre e quem faz a ação”, destaca Elizângela.

As turmas dos 4º e 5º anos EF também aprenderam sobre a temática de forma mais lúdica, em um evento conduzido pela gestora do setor de Mídia Educacional e Tecnologia do Vieira, Cláudia Zimmer. Além dos debates, o combate aos crimes cibernéticos também contou com a elaboração de cartazes, distribuídos pelos espaços do Vieirinha. O trabalho preventivo também é constante durante as aulas. Na Educação Física, competições como as Olimpíadas Santo Inácio de Loyola e a Gincana Recreativa reforçaram questões essenciais como a solidariedade, o saber lidar com as diferenças, a aceitação da vitória ou derrota e, principalmente, o trabalho em equipe através da prática esportiva.

A motivação da equipe pedagógica no combate à prática é muito grande. “O trabalho para o ano que vem já começou. O Serviço de Orientação Educacional (SOE) tem um projeto escrito, com foco no bullying e no cyberbullying. O nosso intuito é acrescentar outras ações a este planejamento em 2016, tanto para o Vierinha quanto para o Vieirão”, conclui a prof.ª Lívia.

Fonte: Revista Vieirense (7ª edição – Dezembro 2015) – Visualize a revista clicando aqui