18.04.24

Crianças vivenciam experiência de fraternidade em visita à escola municipal em Brotas​

Alunos do Vieira e da Escola Nossa Senhora dos Anjos puderam partilhar aprendizagens, vivências e afeto

Brincar juntos e também partilhar aprendizagens próprias de seu cotidiano escolar, despertando para valores como fraternidade e respeito ao outro. Assim, crianças do Colégio Antônio Vieira, um dos mais tradicionais da rede particular de Salvador, e da Escola Nossa Senhora dos Anjos, uma das mais bem-estruturadas da rede pública da capital baiana, têm participado do projeto Experiência de Fraternidade, neste mês de abril. A ação é promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Vieira, que fica no bairro do Garcia, em parceria com a direção do colégio municipal, situado em Brotas.

Experiência ímpar para crianças do 5º ano do Vieira e da Escola Municipal N. Sra. dos Anjos

“A visita das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Vieira aos estudantes da Escola Nossa Senhora dos Anjos tem o objetivo de promover a interação entre as crianças, com a troca de saberes e das experiências que vivem em suas escolas, compreendendo alguns desafios da escola pública, mas percebendo, também, as oportunidades de aprendizagem desse encontro, assim como a importância da educação na vida delas”, destaca o coordenador do Sorpa, professor João Ramiro.

Interação repleta de múltiplas aprendizagens para os alunos

Na primeira visita, no último dia 11, os alunos vieirenses interagiram com as crianças do Grupo 5 do Ensino Infantil da escola municipal. Eles tiveram momentos com músicas, saudações em libras, brincadeiras com massa de modelar, atuando como monitores. Houve também um diálogo sobre respeito às diferenças, cuidado com o outro e empatia, seguido de partilha do lanche na quadra de esportes. Na oportunidade, a direção da escola agradeceu ao Sorpa do Vieira pela iniciativa.

Guilherme e Julia gostaram do dia especial na Escola N. Sra. dos Anjos

“Eu gostei muito da visita à escola porque as crianças que eu brinquei tinham muita criatividade e eu vou levar para sempre essa experiência de amor ao próximo e empatia”, conta o estudante Guilherme Gonzalez. “Gostei de aprendermos juntos sobre valorizar as pessoas, as diferenças, pois somos todos diferentes por fora, mas iguais por dentro”, completa a coleguinha do 5º B, Julia Saravy. A Experiência de Fraternidade segue até o final de maio, contemplando outras turmas do 5º ano EF.

Veja agora mais fotos desse momento tão especial!

Fotos: Secom/CAV.