Crianças e famílias celebram cultura nordestina na culminância do Projeto São João no Vieira
Mostra de aprendizagens ocorreu em animado clima de confraternização junina
O ritmo animado dos festejos juninos já tomou conta do Colégio Antônio Vieira! E não se trata apenas de festejar por festejar. No Vieira, as atividades, mesmo as mais descontraídas, sempre implicam muitas aprendizagens para os alunos. Foi o que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) mostraram às famílias no início desta semana, no encerramento do projeto interdisciplinar “São João: sabor, sonoridade, alegria… retrato de um povo”.
A proposta pedagógica permitiu às crianças aprenderem sobre a cultura nordestina em atividades que foram realizadas durante todo o primeiro semestre. No encerramento dos trabalhos, as famílias foram convidadas a não apenas assistir, mas também participar e interagir com os filhos, incluindo os irmãozinhos de outras séries que vieram prestigiar, além das outras famílias dos amiguinhos da escola – tudo em clima bem típico e festivo.
ABRINDO OS FESTEJOS
A culminância das atividades não poderia ter acontecido em momento melhor: bem na véspera (12) e no Dia de Santo Antônio (13 de junho), que abre oficialmente em todo o Nordeste os festejos juninos. Assim, sob as bênçãos de Santo Antônio e no clima de alegria do São João, a mostra das aprendizagens do 3º ano EF também deu a largada aos festejos juninos no Vieira, com diversos momentos bem especiais: grande roda comandada pelos professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes; quadrilha junina, com os professores Sócrates Correia e José Carlos Araújo, de Educação Física; jogos do interior (“rabo no burro”, pescaria, acerte o alvo etc), além da Exposição Fachadas Juninas, com quadros bem coloridos produzidos pelas crianças nas aulas das professoras de Artes Visuais, Anna Oliveira e Camila Paes.
OFICINAS LUDOPEDAGÓGICAS
Houve também a mostra das produções das Oficinas Ludopedagógicas do projeto, como estandartes, objetos decorativos e até sobre a culinária típica. As atividades foram realizadas de 29 de maio a 2 de junho, com condução pelas professoras regentes, de Ensino Religioso, da Educação Bilíngue, além da equipe da biblioteca.
VISUAL CAPRICHADO
A caracterização das crianças, preparada com todo o capricho pelas famílias, foi outra atração à parte: cada “caipira mirim” mais lindo e mais linda “que só”, gente! Toda a equipe pedagógica, coordenada pela professora Carla Moura, também estava com visual típico das festas juninas, compondo, todos, o cenário perfeito para celebrar as aprendizagens sobre a cultura nordestina. Mas foram mesmo os belos “caipirinhas do 3º ano EF” que protagonizaram um dos pontos altos da programação: a apresentação musical de Asa Branca, um clássico do icônico forrozeiro Luiz Gonzaga.
DIAS DE APRENDIZAGEM
“Tem todo um processo de aprendizagem desde o início do projeto, com comidas típicas, músicas e associação para outras disciplinas, em um trabalho muito lindo desenvolvido pelos professores, e a gente, como pais, fica muito feliz de presenciar”, declarou Ana Carolina Tavares, que estava acompanhada do marido, Ewerton Freitas. Eles são pais de Isabela que, no Dia de Santo Antônio, veio caracterizada de “noivinha junina”, numa alusão ao santo casamenteiro e à tradicional brincadeira do casamento na roça.
CULTURA E ALEGRIA
Ed Freitas e Vanessa Andrade ressaltaram o “momento de interação familiar”, como frisaram, e também as aprendizagens reveladas pela filha, a encantadora “caipirinha” Maria Alice. “Sou do interior, onde é muito forte a tradição junina. Então, acho muito bacana a escola incentivar as crianças a conhecerem um pouco dessa nossa cultura”, disse ele. “Estamos maravilhados. Era realmente isso que nós esperávamos para o nosso filho: juntar a cultura com lazer, com aprendizagem, e tudo com muita alegria. O Colégio está de parabéns!”, concluiu Marisângela e Mário Argolo, pais do belo “caipirinha” Lucas.
Confira mais do Projeto São João nas fotos!
Fotos: Secop e Secom/CAV.
Leia também
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires
-
09.09.24
Vieira recebe visita de 120 estudantes do Colégio São Luís, integrante da Rede Jesuíta em São Paulo
Colégio paulista promoveu visita a Salvador como parte das aprendizagens do projeto pedagógico BrasilAfro
-
06.09.24
Dezoito alunos do Vieira estão na final da Olimpíada Nacional de Ciências
Competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
-
05.09.24
Dom Dorival destaca importância dos Sacramentos em Encontro de Catequese Familiar no Vieira
Bispo auxiliar conduziu formação especial como parte da preparação para Primeira Eucaristia e Crisma