15.06.23

Crianças do Tempo Integral do Vieira revelam aprendizagens do Projeto Let it Grow​ 

Culminância das atividades contou com apresentações especiais para as famílias​

Crianças do Tempo Integral do Vieira revelam aprendizagens do Projeto Let it Grow​ 

No dia a dia das crianças, até parecia uma brincadeira divertida, mas as atividades do “Projeto Let it Grow! Deixa Crescer!”, desenvolvidas no Vieira TOP – Tempo Integral do Colégio Antônio Vieira, sempre foram bem recheadas de intencionalidades pedagógicas. A proposta visa justamente promover, com muita ludicidade, as múltiplas aprendizagens dos alunos nas dimensões cognitiva, socioafetiva e humano-espiritual. O ponto de partida para instigar as crianças, neste primeiro semestre, foi levá-las a refletir sobre o que poderia ser feito para produzir alimentos saudáveis na escola. Elas descobriram novos conhecimentos e desenvolveram práticas, que estimularam a criatividade e também novos hábitos alimentares. Os resultados foram conferidos pelas famílias dos alunos em casa e na culminância do projeto, no início deste mês, nos últimos dias 5, 6 e 7.

A visita das famílias foi dividida em quatro momentos, em espaços diferentes da escola que fazem parte da rotina dos alunos do Tempo Integral. Murais estampavam desenhos e outras produções das crianças, além de fotos feitas pela equipe pedagógica de várias atividades desenvolvidas, como entrevista com o jardineiro; conversa sobre alimentação saudável; plantio nos vasinhos individuais; tabela de cuidados com a horta, estabelecendo responsáveis diários; degustação e informações sobre o suco verde e chás; experimentação de suco de frutas diversas; observação do plantio nos vasos criados e construção de placas; confecção do “brigadeiro plantinha”; transferência das mudas para o canteiro; observação da horta com lupas e registros; colheita do coentro e sobre fazer sanduíches saudáveis, entre outras. 

Outro espaço visitado foi o Steam Lab, laboratório especial no Vieirinha onde as crianças podem desenvolver práticas de Steam, acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. No local, as crianças puderam fazer, por exemplo, montagem de frutas variadas usando LEGO e brincaram com jogos eletrônicos sobre alimentos. Tiveram aulas de robótica sobre a construção de um irrigador automático, com montagem de circuitos, produção e testes. Produziram ainda vasos de garrafa pet para mudas, construção de um poço e até de um “robô espião” para a horta.

Crianças participam de oficinas diversas no Steam Lab

TEATRO

Próximo do encerramento do projeto, as crianças ainda se engajaram na construção do cenário e fantasias para o Teatro da Culminância, bem como na confecção dos convites para as famílias. A apresentação teatral (foto no topo), com história temática interpretada em inglês, foi um dos pontos altos da culminância, encantando as famílias. “Minha filha vem se desenvolvendo muito após o Integral e me surpreendeu bastante hoje também, interpretando a personagem do ratinho com muita fluência no inglês, além da própria desenvoltura mesmo na peça. Ela agora também passou a gostar mais de alimentos saudáveis e a se preocupar com a reciclagem das coisas, e creio que foi muito por conta desse projeto”, declarou Tânia Nunes, mãe de Maria Ísis. 

Tânia e outros familiares da aluna Maria Ísis vieram conferir a mostra das produções

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES​

A coordenadora pedagógica do Tempo Integral, professora Eliana Fonseca, ressalta algumas competências que foram desenvolvidas pelas crianças em áreas como: comunicação (escutar e compreender o outro, reconhecendo suas emoções, interesses e necessidades); autorregulação (analisar e manipular informações de forma reflexiva, competente e independente, avaliando a sua capacidade e desempenho); criatividade (pensar e se expressar, usando diferentes linguagens) e empatia (desenvolver o amor empático a partir de atitudes respeitosas, cuidadosas e acolhedoras).

Profa. Eliana Fonseca (ao centro) com parte da equipe pedagógica do Vieira TOP

“Sempre de forma bem lúdica e leve para as crianças, o projeto também estimula habilidades cognitivas e socioafetivas, oportunizando o diálogo como meio de interagir com o outro em diversas situações e na resolução de conflitos. Elas passam a identificar melhor o que já aprenderam e o que precisam aprender, conectando diferentes observações com fatos que podem ou não ter relação direta o tema do projeto e ainda percebem a importância do respeito, ajuda mútua e empatia, identificando a necessidade do outro com acolhimento, respeito e afeto”, como explica a coordenadora, também satisfeita com os resultados do primeiro semestre.

Confira mais fotos na nossa galeria!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo