09.12.20

Crianças do 2º ano EF encantam em recital de poesias

Atividade integra projeto que estimula a criatividade e formação de leitores reflexivos

Crianças do 2º ano EF encantam em recital de poesias

Um dos marcos das atividades pedagógicas realizadas, remotamente, em 2020 foi o recital de poesias com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (EF). A partir da leitura da obra “A Caligrafia de Dona Sofia”, de André Neves, as crianças encantaram a equipe pedagógica e familiares que acompanharam as apresentações, recitando poemas e, mais do que isso, “despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações que vivem no cotidiano, estimulando a criatividade e a imaginação”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Adriana Novis.

O recital de poesias foi a culminância de uma proposta vivenciada pelos alunos ao longo da 2ª unidade, através de uma sequência didática que tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo da educação literária. “As crianças puderam ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, como parte de um projeto pedagógico que visa uma ação transformadora, a partir da experiência com a literatura e o entrelaçamento com outras linguagens, apoiando a formação de leitores competentes, críticos e reflexivos”, explica a professora Adriana Novis, que responde pela coordenação pedagógica dos 1º e 2º anos EF. 

Coordenadora pedagógica, professora Adriana Novis destaca importância do projeto como ação transformadora, a partir da experiência com a literatura e entrelaçamento com outras linguagens


A coordenadora destaca ainda a atuação dos professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes, que conduziram o recital, assim como o empenho das professoras regentes de classe. “Em cada etapa, as crianças tiveram a oportunidade de recitar poemas e criar poesias cheias de beleza e imaginação. Envolvidas entre versos e prosas, as famílias foram convidadas a participar do recital poético, em um encontro que resultou em uma vivência calorosa, alegre e cheia de encantamento”, diz a professora Catucha Cavalcante. “Dona Sofia e seu Ananias vibraram com tantas poesias!”, conclui, referindo-se às personagens do livro.

Fotos: acervos pessoais e Secom Vieira

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo