Crianças criam jogos sobre alimentação saudável e visitam fazenda urbana livre de agrotóxicos
Atividade desenvolvida no Vieira aliou a robótica educacional às aprendizagens interdisciplinares relativas ao tema

Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira criaram um jogo que estimula crianças a adotar uma vida saudável. A atividade aliou a prática da robótica educacional às aprendizagens sobre o tema, trabalhadas nas aulas de Ciências Naturais, Geografia e História. As crianças da série ainda tiveram a oportunidade de visitar uma fazenda urbana, instalada em um shopping da cidade, e que só produz alimentos livres de agrotóxicos.
“A proposta contextualiza os temas abordados nas áreas do conhecimento, buscando o uso e compreensão das tecnologias de forma crítica, reflexiva e ética, ‘para produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva’, conforme nos orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura.
Na primeira etapa, os grupos fizeram uma pesquisa no laboratório de informática, sob a supervisão das professoras regentes, para a escolha e classificação dos alimentos. Os alunos estudaram sobre a origem dos produtos, onde são produzidos, povos responsáveis pela inserção dos alimentos na cultura brasileira, atividade econômica, além da classificação do alimento em saudável e não saudável.

ROBÓTICA APLICADA
Na segunda etapa, as crianças partiram para a programação do jogo virtual, utilizando a ferramenta Scratch, em que os grupos utilizaram os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos das disciplinas envolvidas e os dados da pesquisa que fizeram na primeira parte dos trabalhos.
A terceira etapa incluiu a mobilização dos estudantes para fazer com que os jogos criados pelos grupos sejam disponibilizados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para que todos os alunos da série e suas famílias possam jogar, disseminando o conhecimento construído.
VISITA À BEGREEN
Como parte das atividades para consolidação da aprendizagem, os estudantes do 4º ano EF ainda fizeram esta semana uma visita à fazenda urbana BeGreen, a primeira do tipo a ser instalada em um shopping em Salvador. A unidade terá capacidade para produzir seis mil toneladas de hortaliças e frutos mensalmente, o que significará 60 mil plantas, totalmente livres de agrotóxicos.

Além das tradicionais hortaliças, que já são um marco da BeGreen, pimentas, pimentões, berinjelas e tomates são produzidos pela fazenda urbana. “Essa produção é destinada exclusivamente à área de experiência, criada para educar os consumidores, de forma leve e divertida, sobre os benefícios da vida saudável e da sustentabilidade”, destaca o material de divulgação da empresa. No local, os curiosos e criativos alunos do Vieira também aprenderam mais sobre o cultivo hidropônico.

“Foi muito legal aprender e descobrir que já gosto de salada. No BeGreen também tem muitas coisas legais. Espero que todas as pessoas percebam como é bom comer saudável e que é muito importante para a nossa saúde”, disse o aluno João Eduardo. Os colegas Malu e Pedro gostaram especialmente da visita a fazenda urbana. “Amei. Gostei da forma que eles explicam, da estufa e como eles plantam, que é diferente, sem uso de agrotóxico e como isso é saudável para o nosso corpo”, declarou a menina. “Eles não usam agrotóxicos e também reduzem muito o consumo de água na plantação”, ressaltou Pedro, constatando na visita as boas práticas que estudaram na escola.
Confira mais fotos!
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema