Conselho do Vieira participa do 11º Fórum das Equipes Diretivas da RJE
Evento discute o futuro da Educação com ênfase na Pedagogia Inaciana
Integrantes do Conselho Diretivo do Colégio Antônio Vieira, juntamente com o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professor João Ramiro, participam esta semana, em São Paulo, do XI Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Desde a última terça (29) até esta quinta-feira (31), as equipes de liderança das 17 unidades educacionais – cerca de 70 pessoas – discutem a Pedagogia Inaciana e o futuro da educação, na sede do Colégio São Luís, na capital paulista – que, assim como o Vieira, integra a RJE. Integram o Conselho Diretivo do Vieira: a professora Mariângela Risério, diretora-geral; o professor Sérgio Silveira, diretor de Gestão de Pessoas; a professora Ana Paula Marques, diretora acadêmica; e o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do colégio.
O evento comemora os 30 anos da publicação da obra “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática”, debatendo ainda temas específicos, como a finalização da etapa de atualização dos planos estratégicos e os desafios jurídicos na Educação, além da apresentação da proposta para o II Congresso da RJE 2024. Na abertura do fórum, o Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, parabenizou as equipes pelo trabalho realizado nas unidades e destacou a cultura do cuidado e do trabalho em rede.

“Hoje, podemos afirmar que o trabalho em rede faz parte de nossa abordagem educacional e tem contribuído para consolidar o trabalho dos colégios. Esse modo de atuar apoia a partilha de experiências e de recursos, ajudando a todos nas inovações necessárias frente aos desafios presentes e futuros, com um foco apostólico e uma perspectiva internacional favorecida pelas iniciativas da Rede Global de Colégios Jesuítas. E para dar mais um passo na profissionalização e no aprofundamento dessa cultura do cuidado, a Província apresentará, em breve, uma Política de Gestão de Crises e o canal de ouvidoria, que exigirão alguns ajustes pontuais nos processos hoje em curso na RJE. Que este Fórum seja um espaço fraterno de diálogo sobre o nosso fazer educativo em seguimento à missão de Cristo”.

Em seguida, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini, resgatou alguns pontos importantes do X Fórum das Equipes Diretivas da RJE, que ocorreu em 2022, reforçando o conceito de Rede. A sua fala foi dividida em três dimensões principais: experiência, reflexão com ênfase em indicadores e um convite à ação. Ele enfatizou que todas as ações devem estar focadas na formação integral dos estudantes: “Como líderes, devemos examinar nossos documentos, planos, processos e sistemas de qualidade, sempre com o objetivo final de promover a educação integral dos alunos”, disse Guidini. A manhã finalizou com a palestra “Igreja, educação, cultura, respostas”, com o arcebispo da Arquidiocese de Goiânia (GO), Dom João Justino, primeiro vice-presidente da CNBB. “Educação católica significa uma educação de qualidade, uma educação centrada na antropologia cristã e voltada para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Em síntese, uma orientação para o humanismo integral e solidário”, afirmou o arcebispo.

A programação do Fórum ainda inclui uma palestra sobre o contexto educacional brasileiro, com o professor, ex-presidente do Instituto Singularidades e membro da equipe de transição do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Schneider; a apresentação do livro “Aprender por refração”, recente lançamento do jesuíta filipino, Pe. Johnny Go, pelo secretário executivo da Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), Juan Felipe Carrillo; e uma explanação sobre o status da implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) no Brasil com a professora e diretora do SQGE da Flacsi, Mora Podesta.
Com informações do site da RJE.
Fotos: arquivo pessoal e RJE.
Leia também
-
28.10.25
Avla completa 110 anos e consolida força da academia entre gerações de jovens estudantes
Aniversário foi celebrado com série de espetáculos e filmagem de documentário, além do Sarau Atrás da Porta, que encerra atividades do ano histórico
-
28.10.25
AVLA 110 ANOS – Uma história que dá filme
A Academia Vieirense de Letras e Artes vai ter sua trajetória centenária contada em documentário feito pelos próprios estudantes
-
27.10.25
Vieira Games consolida sucesso de projeto em edição que contou com participação da ETE de Minas Gerais
Evento é organizado pelo Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do colégio baiano
-
27.10.25
Futsal do Vieira é campeão 2025 dos Jogos dos Colégios Particulares de Salvador
Em partida emocionante, time ganhou de virada na prorrogação