15.01.24

Conheça o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação

PEC é documento norteador e inspirador de práticas pedagógicas nas 17 unidades educativas da RJE no Brasil, entre elas, o Colégio Antônio Vieira

Conheça o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação

O Projeto Educativo Comum (PEC) é o documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE), tendo como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes.

Lançado em agosto de 2016, o PEC é o resultado de uma ampla e intensa troca de saberes entre mais de 2.000 profissionais da Rede, que foram trabalhando durante dois anos através de estudo, seminários e reuniões presenciais e virtuais.

No ano de 2019, as equipes diretivas das unidades educativas foram consultadas sobre a necessidade de lançamento de um novo documento e foi consenso de que era preciso apenas atualizá-lo, considerando os resultados do primeiro ciclo de implementação e os movimentos feitos pela Companhia de Jesus acerca de seu apostolado educativo.

Assim, foi nomeado um Grupo de Trabalho que se encarregou do processo de atualização do documento e essa edição foi lançada oficialmente em agosto de 2021, com vigência até o ano de 2025, sendo que o segundo ciclo de implementação tem como foco a formação de cidadãos globais.

QUATRO DIMENSÕES

O documento evidencia a preocupação da RJE e da Companhia de Jesus em formar pessoas capazes de responder às demandas da vida e do mundo com inovação, criatividade, responsabilidade e respeito à Casa Comum.

Para desenvolver os diversos tempos e espaços de aprendizagem, o PEC está dividido em quatro dimensões do processo educativo:

1. CURRICULAR

Sendo o currículo o ponto fundante da proposta educacional da RJE, o PEC desafia as escolas e os colégios a romper com a ideia do saber canônico e com a noção pragmática e cartesiana da construção do conhecimento. Para uma instituição da Companhia de Jesus, a aprendizagem se dá coletivamente, por meio da troca de experiências e vivências.

2. ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E RECURSOS

Todos os setores e departamentos de uma instituição da RJE precisam estar voltados à aprendizagem integral do estudante, por isso, a gestão de escolas e colégios jesuítas tem como foco o compromisso de movimento contínuo com a ressignificação de tempos e espaços de formação estudantil.

3. CLIMA INSTITUCIONAL

O cotidiano escolar é ferramenta importante nos processos pedagógicos. A convivência e a interação entre os membros da comunidade educativa são os pontos-chave do clima institucional em uma escola jesuíta. Segundo o PEC, falar em convivência e interação, pressupõe o respeito, a confiança, o acolhimento e o comprometimento.

4. FAMÍLIA E COMUNIDADE LOCAL

A RJE entende que a família é um importante elemento na prática da aprendizagem integral por meio da construção coletiva do conhecimento e na partilha de vivências e experiências. O vínculo entre a instituição de escolarização e as famílias permite a formação mútua. Essa dimensão promove também o diálogo constante e ininterrupto com os ex-alunos, as associações de pais e professores, a igreja local e os moradores do entorno das instituições.

Nesse sentido, o PEC reafirma as escolas e colégios da RJE como obras apostólicas da Companhia de Jesus, voltadas para uma educação para a cidadania.

Baixe a edição atualizada do PEC, em versão digital, clicando aqui. É possível também sempre consultar o PEC e o Projeto Político-Pedagógico do Vieira no site do colégio, seção COMO EDUCAMOS.

Fonte: RJE.

Ícone - INSCRIÇÕES DIURNO 2024
INSCRIÇÕES DIURNO 2024
Ícone - MATRÍCULA 2024
MATRÍCULA 2024

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo