CONGRESSO DA ANEC- Reflexões contribuem para fortalecer práticas educativas jesuítas
Evento, em Salvador, reuniu especialistas para discutir o presente e tecer o futuro da educação católica no país

Promover inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem, estando atentos ao contexto e aos novos interesses das crianças e jovens do século 21 – sem, entretanto, deixar de preservar os princípios humanistas cristãos, cada vez mais necessários à sociedade. Esta e outras reflexões do VI Congresso Nacional de Educação Católica devem contribuir para fortalecer ainda mais as práticas educativas dos colégios jesuítas frente aos desafios enfrentados pela educação católica na contemporaneidade. O evento foi realizado em Salvador nos últimos dias 29 e 30 de junho, estendendo até 1º de julho, reunindo cerca de 2 mil participantes, entre especialistas, educadores, gestores e expositores de todo o país, além de autoridades religiosas, a exemplo do cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador.
Durante os três dias, grandes nomes do setor educacional brasileiro reuniram-se, no Centro de Convenções da Bahia, para discutir tendências na área, a partir do tema “Transformar o Presente e Tecer o Futuro da Educação Católica: pactos e compromissos”. O congresso foi aberto pelo padre João Batista, diretor-presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), promotora do evento. “O nosso objetivo é que, ao término desses três dias de trabalho, cada participante tenha se apropriado de percepções e ideias que impactarão na gestão administrativa, pedagógica e pastoral de sua intuição, multiplicando as boas ideias”, afirmou.
“Uma alegria estar em Salvador fazendo e visualizando juntos o presente e o futuro da educação católica no país, pensando os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula e os nossos anúncios como educação e, também, como a Rede Jesuíta de Educação pode colaborar nesse processo educativo que, como o Papa Francisco nos propõe, é um convite para um grande pacto global”, disse o professor Fernando Guidini, diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira, na capital baiana. A RJE se fez presente com uma delegação de, aproximadamente, 60 educadores das unidades de todo o país. O Vieira foi representado por um grupo com cerca de 20 profissionais, incluindo membros do Conselho Diretivo.

A participação da diretora-geral do colégio, professora Mariângela Risério, na mesa redonda foi um dos destaques do segundo dia do evento, quando falou sobre “Inovação nas Escolas Católicas”. Para ela, o congresso foi um momento relevante de reflexão sobre a educação católica: “Uma oportunidade para olharmos para o presente e o futuro, tecendo juntos a educação que nós sonhamos, a partir das nossas raízes fundacionais, da nossa tradição histórica e da nossa própria história de educação como colégios confessionais”, disse.

FOCO NA MISSÃO
“Falar e também escutar pessoas antenadas com o futuro da educação, discutindo propostas e pactos, são extremamente importantes para nós que fazemos educação, principalmente a educação católica. Até porque sabemos que, quanto mais formamos pessoas na perspectiva do humanismo cristão – buscando sempre olhar para o outro como um potencial compromisso de melhorar a vida das pessoas – , estamos, de fato, fazendo cumprir essa missão educativa que está no coração de todas as escolas católicas”, declarou o professor Sérgio Silveira, diretor de Gestão de Pessoas do Vieira.

De modo geral, os educadores do Vieira gostaram dos temas tratados. “Foi de grande riqueza a participação da nossa delegação no Congresso, dada à diversidade de pessoas, de experiências com educadores de diversas partes do país e também com a temática tratada, contribuindo para abrir novos horizontes em nossa missão, como a Companhia de Jesus e a Igreja nos pedem”, concluiu o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do colégio.

VISITA AO VIEIRA
Após o congresso, no sábado (1º) à tarde, um grupo de representantes de unidades educativas da RJE em todo o Brasil aproveitou a vinda à Salvador para visitar o Vieira. Os educadores foram recepcionados por membros do Conselho Diretivo e conheceram alguns dos espaços de aprendizagem do único colégio que integra a Rede na Bahia, de um total de 17 unidades em diversos estados do país.
Veja agora mais fotos da participação do Vieira no Congresso!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
20.05.25
Equipes diretivas de colégios jesuítas do país participam de fórum em Salvador
Evento será realizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, de 20 a 23 de maio
-
19.05.25
Avanti: grêmio estudantil do Vieira tem novos líderes
Processo eleitoral integra aprendizagem integral do colégio
-
19.05.25
Vieira reafirma ações em prol de educação antirracista em Encontro da Articulação Afro Brasil
Coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial e articulador do Neims, Prof. Jacson Paim representou a instituição
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano