Confira o relatório da campanha ‘Inacianos pelo Haiti’
Documento foi divulgado pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLCASI)
Recentemente, a FLACSI (Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus) lançou o relatório sobre a campanha “Inacianos pelo Haiti”. Iniciativa que, entre 2011 e 2016, promoveu um importante trabalho de reestruturação nas escolas de Fé e Alegria do país caribenho, atingido por um forte terremoto, em 2010.
Durante os últimos anos, a FLACSI mobilizou os colégios jesuítas da América Latina para participarem da Campanha. Agora, por meio do relatório, será possível relembrar a trajetória e o legado da iniciativa. Segundo Jimena Castro, coordenadora da Campanha, essa publicação inclui diversos aspectos e elementos fundamentais presentes no nascimento, no desenvolvimento, nos resultados e no legado que a iniciativa deixa. “Considero muito importante fazer a compilação desse imenso trabalho que envolveu tantas pessoas e reflete o espírito da campanha, pois é um exercício de sistematização dessa experiência que transcendeu mais do que imaginamos. Esse relatório é importante para o registro, para a memória, para manter isso em mente e nos motivar para o futuro, isso que foi ‘Inacianos pelo Haiti’: uma experiência preciosa que impactou a vida de crianças e professores no Haiti, e de muitos estudantes e pessoas do continente”, acredita.
O contato com o Haiti e com as escolas do projeto Fé e Alegria permitiu o conhecimento de histórias de estudantes e professores e incentivou, principalmente, a solidariedade pelo próximo. Ao todo, 17 escolas e mais de 4 mil alunos foram impactados pela movimentação das comunidades estudantis. “Esse documento é uma evidência (outra) do potencial de trabalho conjunto que temos como rede educativa no continente. Quando temos um objetivo claro e compartilhado, uma missão baseada em valores que estão presentes no nosso cotidiano, como a solidariedade e a justiça, que é promovido não só pelo apostolado educacional da Companhia de Jesus, mas também pela sua missão, somos mais fortes”, ressalta Jimena.
O relatório está organizado em quatro seções: Apresentação, Aposta, Frutos e Legado. Na primeira, é contado um pouco do contexto regional em que a campanha foi enquadrada, ou seja, qual era o chamado da Companhia de Jesus no Haiti. Na segunda, é abordada a base da Campanha: os alunos, que foram os principais protagonistas das ações da Iniciativa, e a proposta de ação, baseada no Paradigma Pedagógico Inaciano. Na parte seguinte, são apresentados os resultados concretos que foram alcançados por meio da estratégia da Campanha.
Na última seção, é ressaltado seu principal legado: a transformação experimentada em diferentes perspectivas e dimensões. Para Jimena, um dos destaques do relatório são os testemunhos apresentados. “No documento, nós queríamos trazer depoimentos que dessem força ao que cada seção transmite. São relatos daqueles que fizeram a campanha possível: estudantes, reitores, professores, pais e mães, representantes de comunidade seducativas. O relatório procura reunir a voz dessas pessoas como fio condutor, que evidencia o principal significado da campanha: estamos falando de vidas, a vida de milhares de pessoas”, conclui.
Acesse http://bit.ly/2vN4AW4 e faça o download do relatório. Caso queria saber mais sobre o legado da campanha “Inacianos pelo Haiti” acesse www.jesuitasbrasil.com/legadohaiti
Fonte: Em Companhia
Leia também
-
16.12.25
Novos padres ordenados no Santuário Nossa Senhora de Fátima realizam primeiras missas
Primícias sacerdotais tornaram o mês de dezembro ainda mais especial para sacerdotes e fiéis
-
15.12.25
Vieira promove Show de Talentos dos Colaboradores e edição impressiona pela qualidade das produções
Já no finalzinho do ano letivo, equipe do colégio teve noite de descontração revelando habilidades artísticas
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba