03.04.23

Conexão Família e Escola promove brincadeiras e evidencia laços de amor entre pais e filhos

Projeto do Colégio Antônio Vieira desconecta família das telas e do corre-corre diário para promover momentos especiais no espaço escolar

Conexão Família e Escola promove brincadeiras e evidencia laços de amor entre pais e filhos

Nada de jogos on-line e conversas apenas pelo Whatsapp. Ao participar do projeto Conexão Família e Escola, os pais, mães e outros familiares das crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira tiveram, na semana passada, um momento especial para voltar à infância e brincar em alguns dos espaços já tão conhecidos de seus filhos e filhas: a área verde do Espaço Criançando e colorido Pátio Aquarela, no Vieirinha. “Entendemos que essa proposta é de grande importância, sobretudo pela possibilidade de promover essa conexão, esse vínculo, entre a família e a escola, entre os pais com seus filhos e com as outras crianças que convivem, brincam e trocam experiências diariamente no colégio”, afirmou a professora Eliana Fonseca, articuladora pedagógica do Vieirinha.

Nesse clima, crianças e adultos mergulharam em brincadeiras tradicionais e um tanto quanto originais para a geração dos jogos nos smartphones, tablets e x-boxes. Brincaram de corrupio (botão que faz efeito em um cordão), elástico, cavalinho de pau, cama de gato (brincadeira com barbante nas mãos), cabo de guerra (prova de força com uma corda), além do bom e velho “baba” (tendo as mamães e papais integrando os times). A  alegria por estarem compartilhando o espaço e as “novas” brincadeiras com os pais e os amigos estava estampada nos rostinhos de cada uma delas. 

VALORIZANDO A INFÂNCIA

Especialista em cultura da infância, a professora Sálua Chequer foi quem introduziu o universo das brincadeiras no encontro, fazendo os adultos até se desprenderem das preocupações com o trabalho e outros compromissos que, muitas vezes, acabam gerando pouco tempo para que possam acompanhar, no dia a dia, momentos incríveis do brincar de seus filhos e filhas, “conectando-se com o que realmente é o mais importante em suas vidas”, como ela salientou. No Vieira, os pais e mães puderam “parar no tempo” para também ouvir uma boa contação de história com muita interação, criando também rimas divertidas, em coro com as crianças. “É justamente essa união, essa conexão, que estamos propondo aqui, até porque o ‘brincar’ deriva da palavra ‘brinco’ que vem do latim ‘vinculum‘: vínculo, fazer laços, ligar-se”, explicou a professora Sálua. 

Profa. Sálua: contação de história e brincadeiras com rima

“É um momento realmente de conexão com as famílias, com elas participando de uma atividade direcionada no colégio em que a gente também aproveita para mostrar a intencionalidade pedagógica dos momentos de ludicidade, que é sempre um instrumento potente de aprendizagem. Outro objetivo é despertar a criança interior nos pais e mães para que tenham essa conexão com os filhos e também com as famílias dos coleguinhas da turma, criando um vínculo entre elas e, também, com a escola, sempre acompanhando o processo de aprendizagem dos seus filhos”, destacou a orientadora educacional do 2º ano EF, Débora Santana.

PAIS APROVAM​

Ex-alunos do Vieira, os agora pais vieirenses Túlia Brasil e Leonardo Marques gostaram da proposta do projeto Conexão Família e Escola: “Valeu muito a pena dar essa parada na rotina: uma pequena pausa no dia com grande qualidade de amor e carinho, nos permitindo estar presentes na infância da nossa filha, resgatando também a nossa infância e relembrando o quanto é importante esse momento juntos”, declarou Túlia. O casal brincou com a menina e os colegas no balanço, no elástico e até participou do cabo de guerra.

Leonardo e Túlia no balanço com a filha; enquanto Maiara foi escalada para o gol no “baba”

Já a mamãe Maiara Oliveira estava no grupo de mães que aproveitou o momento no Vieira para participar de uma partida de futebol com as crianças. “Quando viemos de São Paulo, escolhi o Vieira para matricular meu filho, justamente por conta dessa conexão com as famílias, e eu já sabia disso porque uma sobrinha havia estudado aqui. Então, é muito gostoso ter um momento como esse que reafirma essa conexão entre a família e a escola, envolvendo também os amiguinhos da turma”, disse ela que, em meio ao depoimento, foi interrompida pelas animadas crianças interessadas que a “mãe de Davi” voltasse logo a assumir o papel de goleira no segundo tempo do “baba”.

Rosalvo e Jéssica brincam com a filhota e uma bola de boliche, a mesma que também entrou na brincadeira de Fernanda e seu filhão

“É ótimo a escola proporcionar um momento desse com os nossos filhos que, muitas vezes, não é possível nesses tempos de tanta correria. Então, foi muito bom ter dado essa parada no trabalho para estar aqui com minha filha na escola”, declarou o paizão Rosalvo Santos. “Achei maravilhoso, importantíssimo mesmo esse encontro dos pais com as crianças, compartilhando um pouquinho da escola com as famílias. Amei!”, revelou a mamãe vieirense Fernanda Maltez, após brincar e registrar, com fotos, o momento especial com o filho no Espaço Criançando.

VEJA MAIS FOTOS EM NOSSA GALERIA!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo