10.12.21

Comunidade Reinventando a Educação tem encontro formativo com colaboradores do Vieira

Atividade marcou oficialmente encerramento do ano letivo de 2021 para equipe do Colégio

Comunidade Reinventando a Educação tem encontro formativo com colaboradores do Vieira

Reflexões e oportunidades de autoconhecimento, em meio a uma misto de percepções sobre coisas, fatos e, sobretudo, sentimentos de cada um na sociedade em um período de pandemia. Esse foi o ponto norteador da palestra da consultora Irene Reis em encontro formativo especial de encerramento do ano letivo – promovido pelo Colégio Antônio Vieira, nesta sexta-feira (10), para colaboradores da instituição. Um momento, segundo ela, para analisar as lutas e “lutos” diversos, celebrar aprendizagens e reinvenções e, principalmente, agradecer a Deus pelas conquistas ainda assim obtidas pela comunidade educativa, graças à união e dedicação de todos.

Para que as forças de cada um e também o comprometimento com a missão educativa da Companhia de Jesus sejam renovados para o próximo ano letivo, a consultora, que é educadora e presidente da Core – Comunidade Reinventando a Educação, recomendou atenção a algumas palavras essenciais que, segundo ela, definiram muito bem a comunidade educativa do Vieira em 2022, sobretudo quanto à atuação dos colaboradores: autocuidado, reparo, respeito, produtividade, criatividade e excelência. “Ao se autocuidar, passem também a reparar mais nos detalhes do dia a dia e nas necessidades de respeito aos seus limites e reflexões sobre si mesmo e bem como às necessidades de eventuais ajustes para que tudo isso também se traduza em melhor qualidade de vida e, consequentemente, em melhores resultados em temos de produtividade, criatividade e excelência”, resume a mensagem dos encontros, feitos em dois horários.

PARTILHAS E AGRADECIMENTOS

Ao final, a educadora Irene Reis ainda pediu que todos buscassem fotografar algo ou alguém que geralmente passa despercebido na rotina diária, mas que, de fato, tem um significado muito especial na vida de cada um. O encontro gerou muitas partilhas de vivências e agradecimentos por parte dos colaboradores. “Agradeço muito essa oportunidade de discutirmos nossos horizontes, de promovermos, juntos, essa reflexão, também a partir de uma ação tão cuidadosa por parte do Colégio”, disse a professora Claudia Fiuza, entre outros colaboradores que expuseram a gratidão pelo encontro e por mais um ano de conquistas alcançadas, diante de tantos desafios. 

Os diretores que integram o Conselho Diretivo do Vieira também se manifestaram: “É uma alegria estar agora celebrando com todos essa caminhada. Foi um caminho muito inaciano, em que o peregrino esteve conosco, entre subidas e descidas, altos e baixos dentro de cada um de nós, mas nos permitindo olhar tudo sempre com o coração. Foi muito desafiador, sem dúvida, mas Santo Inácio estava ali, sempre nos dando a mão, nos inspirando nos momentos de discernimento, fazendo com que, em meio às amarguras, o ‘Mar Vermelho’ se abrisse, para que tivéssemos também momentos de muita beleza em nosso colégio”, disse a diretora-geral, professora Mariângela Risério, ao agradecer o empenho de todos.


UBUNTU E TEMA INACIANO

A diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, também agradeceu a dedicação dos colaboradores, destacando a importância da comunidade estar sustentada nos princípios inacianos que, segundo ela, devem permanecer “como um farol a iluminar a todos na caminhada também no próximo ano”. A diretora administrativa financeira, Juliana Argollo, revelou a gratidão, frisando a importância da conexão de todos num trilhar pautado pela fé e esperança, num “esperançar fundamental para novos avanços”, como definiu. Já o diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, partiu justamente da palavra gratidão para traduzir seus sentimentos e ressaltar o valor de cada um, compartilhando esforços, para avançar, renovando a esperança a cada dia. “Nossa escola só é, porque somos nós!”, disse, referindo-se à filosofia Ubuntu.

Também integrante do Conselho Diretivo, o padre Emmanuel Araújo, SJ, que é assistente espiritural do Vieira, proferiu suas palavras de agradecimento: “Graças a Deus pelo caminho que trilhamos, em meio a tantos desafios. Graças ao empenho de cada um, aconteceu e se concretizou a missão dessa comunidade. Que Ele seja sempre nossa luz e nossa força, ensinando-nos sempre a aprender a Ver Novas Todas as Coisas em Cristo”, como concluiu em prece, citando o tema do Ano Inaciano. O evento foi organizado pelo Setor de Gestão de Pessoas (GP), com participação especial de pastoralitas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa).

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo