13.03.20

Comunicado sobre ações preventivas contra o coronavírus

Confira as novas medidas adotadas para toda comunidade educativa do Vieira

Comunicado sobre ações preventivas contra o coronavírus

Salvador, 13 de março de 2020

COMUNICADO

O Colégio Antônio Vieira informa à comunidade educativa que, diante da declaração do estado de pandemia para o coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ampliou o conjunto de ações preventivas seguindo o protocolo do  Ministério da Saúde.

• Cancelamento temporário do uso da biometria por parte dos alunos e funcionários para acesso ao colégio.
  • Desligamento do ar condicionado e abertura das janelas nas salas de aula e ambientes de trabalho.
  • Cancelamento de atividades que promovam aglomerações, incluindo a Missa de aniversário do colégio e reunião de famílias com a escola.
  • Os elevadores serão utilizados apenas por funcionários da limpeza e manutenção, além de pessoas com necessidades especiais.

Essas medidas se somam as já informadas nos dois primeiros comunicados enviados por e-mail e aplicativo da escola às famílias antes e após o carnaval, conforme a seguir:

• Disponibilização nos corredores de dispersores de álcool em gel 70% para a higienização das mãos.
  • Limpeza das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o uso, com álcool 70%.
  • Disponibilização, em todos os sanitários, de sabonete em espuma, papel-toalha e lixeiras sem contato.
  • Orientação, desde o primeiro comunicado antes do Carnaval, para que as famílias não levem seus filhos para a escola, caso estejam com algum sintoma respiratório (tosse, coriza, febre).
  • Afastamento de alunos, funcionários e professores, caso sejam acometidos por alguma enfermidade infectocontagiosa, até a melhora total do quadro.
  • Ações educativas elaboradas pelos professores de todos os segmentos para o estímulo da correta higienização das mãos e hábitos preventivos, além da orientação dos professores para que as crianças não compartilhem seus copos e vasilhas; incluindo a elaboração de slides, conforme faixa etária, para sistematização desse conteúdo pelos professores de Ciências da Natureza em todos os segmentos.
  • Divulgação pelos corredores das orientações de ações preventivas, incluindo as comportamentais, como tossir e espirrar.
  • Indicação para que se usem recipientes individuais para o consumo de água, evitando os bebedouros.

Informamos ainda que as aulas serão mantidas, uma vez que não há indício de circulação sustentada do vírus na Bahia até o presente momento. Uma eventual suspensão das atividades regulares será feita através do decreto dos órgãos competentes, com os quais estamos em permanente diálogo.

Reiteramos que em caso de qualquer síndrome gripal (febre ou algum outro sintoma de gripe, como dor no corpo ou tosse), solicitamos que alunos, colaboradores e familiares não frequentem as dependências do Colégio e procurem os serviços de saúde pública para receber orientação e atendimento adequados.

Contamos com o apoio das famílias em todo esse processo e em caso de qualquer dúvida ou ocorrência, procure imediatamente a coordenação pedagógica da respectiva série.

Atenciosamente,

Conselho Diretor