27.11.20

Começa III ONU Colegial do Vieira – edição virtual 2020

Simulação de conferência das Nações Unidas é um dos diferenciais da Rede Jesuíta de Educação

Começa III ONU Colegial do Vieira – edição virtual 2020

O Colégio Antônio Vieira inicia nesta sexta-feira (27), em Salvador, a primeira edição virtual da ONU Colegial. A cerimônia de abertura, a partir de 14h, dá a largada aos discursos e debates entre os delegados representantes dos países, em programação que segue durante todo o final de semana, pela plataforma Teams, com encerramento previsto para as 20h do domingo (29) – veja abaixo. Cerca de 100 estudantes devem participar da simulação da conferência das Nações Unidas (ONU), realizada com tal nível de realismo que faz do projeto um diferencial de qualidade das instituições que integram, no Brasil, a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – sendo o Vieira o único a fazer parte da rede na Bahia.

Este ano, estudantes de colégios jesuítas de três estados do País participam da ONU do Vieira: Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ); Loyola, de Belo Horizonte (MG) e Medianeira, de Curitiba (PR). Em Salvador, alunos do Colégio Militar e Integral também revelaram interesse em participar do evento, que chega à terceira edição.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A abertura da ONU Colegial será transmitida, ao vivo, pelo canal do Vieira no YouTube. A diretora geral do Colégio, professora Mariângela Risério, e a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, darão as boas-vindas aos participantes, destacando importância da experiência singular para os jovens como parte da formação integral, um dos pilares da Pedagogia Inaciana.

São também esperados pronunciamentos oficiais por parte das coordenadoras pedagógicas das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, respectivamente, professoras Léa Pontes e Cristina Cardoso, que atuam na coordenação de Assuntos Estratégicos da ONU Colegial, sendo Léa Pontes a coordenadora da pasta. A professora de História Gigi Albuquerque, que responde pela coordenação acadêmica do evento, assim como os diretores de mesa e secretariado também participam da solenidade.

O PROJETO

A ONU Colegial é um projeto internacional adotado pela RJE no Brasil, sendo destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento será realizado, pela primeira vez, em formato virtual, modelo também usado, em 2020, pelas Nações Unidas – marcando, de forma singular, os 75 anos de fundação da Organização.

Exatamente como nas conferências da ONU, todos os participantes ocupam funções específicas: secretário-geral, diretores de mesa, delegados, representantes da imprensa, staff e observadores interessados. “É uma oportunidade única para os jovens exercitarem, na prática, noções de cidadania global, diplomacia e conhecimentos gerais, a partir de temas bem atuais tratados nos comitês”, destaca a coordenadora de Assuntos Estratégicos do evento, professora Léa Pontes.

Em outubro, cinco estudantes do Vieira, todos da 3ª série EM, receberam Menção Honrosa na edição on-line da Simulação Interna nas Nações Unidas (Sinu 2020), realizada pelo colégio jesuíta Anchieta, de Porto Alegre (RS). Foram eles: Yasmin Christine, Felipe de Carvalho, Rafael Gonçalves, Orlando Rui e Pedro Gabriel. “Nossos alunos destacaram-se pela excelente participação, reconhecida oficialmente pelos organizadores do evento”, frisa a professora de História, Gigi Albuquerque, coordenadora acadêmica da ONU Colegial do Vieira. Ela acredita que a edição do colégio baiano também será marcada pela alta qualidade.

Confira a programação!