03.09.21

Com novas aquisições, bibliotecas do Vieira voltam a emprestar livros

Serviço, disponibilizado para alunos e colaboradores, é retomado com normas de biossegurança

Com novas aquisições, bibliotecas do Vieira voltam a emprestar livros

As bibliotecas do Colégio Antônio Vieira receberam novos livros que enriquecem ainda mais o acervo disponibilizado para estudantes e colaboradores. Os novos títulos chegam em um momento especial para as unidades instaladas no Vieirinha e Vieirão: a retomada do empréstimo dos exemplares. O serviço havia sido suspenso por conta da pandemia, mas voltou a ser disponibilizado, desde o dia 1º, dentro de normas que atendem ao protocolo de biossegurança do Vieira.

Agora, por exemplo, após devolvidos, os livros ficam até 15 dias em quarentena, antes de ser disponibilizado para um novo usuário. Continua vedada a utilização das bibliotecas para estudo em grupo, assim como a utilização por demanda espontânea, ou seja, o aluno precisará ser acompanhado por um colaborador do Sevic (no caso do Vieirinha) ou solicitar o empréstimo por e-mail, antecipadamente, no caso do Vieirão. Veja abaixo todas as regras!

NOVOS LIVROS

A bibliotecária Jaqueline Torres, gestores das unidades do Vieira, recomenda que todos confiram o novo acervo, com muitas obras recém-lançadas e de gêneros literários diversos. “Dentre as novas aquisições, há exemplares que, por exemplo, abordam a temática em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, em um acervo atualizado, formado por grandes pensadores sobre tais questões”, destaca a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das unidades do Vieira. Eis alguns exemplos!

No Vieirinha, o acervo também visa “estimular e reconhecer a importância da leitura para o desenvolvimento cognitiva da criança”, como frisa a bibliotecária Jaqueline Torres. Os títulos alinham-se com o projeto pedagógico do Colégio voltado para uma formação de excelência cognitiva e que seja, ao mesmo tempo, integral e integradora.

Confira alguns dos novos livros disponíveis!

NOVAS REGRAS PARA EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÃO DE LIVROS

De acordo com as normas sanitárias exigidas, foram criadas medidas para a retomada dos empréstimos de livros à comunidade escolar, paralelamente, aos serviços e manutenção de higienização dos ambientes. O objetivo é evitar, ao máximo, a possibilidade de infecção e disseminação do coronavírus, buscando garantir a segurança dos usuários e da equipe das bibliotecas.

BIBLIOTECA DO VIEIRINHA

Procedimentos para empréstimos

· Manutenção do distanciamento, uso de máscaras e lavagem das mãos por funcionários e alunos.

· O aluno deverá ser acompanhado por um funcionário do Sevic da sala até a biblioteca.

· Colaborador da biblioteca passa álcool em gel nas mãos do aluno na porta da unidade.

· Para os alunos do 1º e 2º anos EF, a colaboradora da biblioteca deixará alguns livros separados do acervo.

· Colaborador da biblioteca procura o livro que o aluno deseja, faz o empréstimo via sistema e o entrega ao aluno.

· Colaborador passa álcool em gel nas mãos do aluno novamente.

· Aluno retorna para a sala acompanhado do funcionário do Sevic.

Procedimentos para devolução

· Colaboradora da biblioteca passará nas salas de aula, diariamente, para recolher livros a serem devolvidos.

· Após a devolução o livro, será higienizado e ficará em quarentena por 10 dias em local separado do acervo.

· Após cumprido o tempo de quarentena, o livro voltará para a estante para novos empréstimos.

Obs: Continua vedada a utilização das bibliotecas para atividade e/ou estudo em grupo, assim como a utilização por demanda espontânea, ou seja, o aluno precisará ser acompanhado por um colaborador do SEVIC.

BIBLIOTECA DO VIEIRÃO

. O aluno solicita por e-mail (biblio.gracia@cav-ba.com.br) o livro desejado.

. Colaborador da biblioteca separa o livro e aguarda o aluno recolher.

. Aluno se dirige a biblioteca para efetuar o empréstimo.

. A entrada na biblioteca será controlada por um funcionário que ficará na porta, exigindo a utilização do álcool em gel nas mãos e o controle de acesso somente um aluno por vez.

. Após a devolução, o livro será higienizado e ficará em quarentena por 15 dias em local separado. Após cumprido o tempo de quarentena, o livro voltará para a estante.