09.05.24

Com missa e eventos diversos, Vieira celebra Dia Internacional da Educação Católica

Colégio segue programação especial da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

Com missa, posts e divulgações em geral junto à comunidade escolar, o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, celebra nesta quinta-feira, 9 de maio, o Dia Internacional da Educação Católica. A programação estende-se ainda aos eventos especiais que estão sendo realizados em todo o país pela Associação Nacional de Educação Católica (Anec), da qual fazem parte o Vieira e outras unidades educativas confessionais brasileiras. Instituído pela Organização Internacional de Educação Católica (Oiec) em 2002, a data é vista como uma oportunidade para valorizar e reconhecer a contribuição única das instituições educacionais católicas globalmente.

“Estaremos unidos em comunhão com as escolas católicas do mundo inteiro para reconhecer e celebrar a importância da educação católica em nossas vidas e na sociedade. Uma oportunidade para refletir sobre nosso papel como educadores católicos e renovar nosso compromisso com os valores que nos inspiram”, declarou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, ao convidar os colaboradores da instituição para a missa, a ser realizada logo bem cedinho, às 6h30, na Capela Santo Inácio.

LIVE E LIVRO

Este ano, sob o tema “Educação católica: fermento de fraternidade para uma nova sociedade”, a Anec enfatiza o papel transformador da educação católica na promoção de valores de amizade social e paz. Uma live especial nesta quinta-feira, às 14h, também marca o lançamento do livro “Como fermento na massa”, destacando o compromisso das instituições católicas de ensino com a excelência educacional e o desenvolvimento social.  Para assistir, acesse abaixo!

EXCELÊNCIA ACADÊMICA

“A educação católica no Brasil se destaca por sua qualidade superior, como evidenciado pelo desempenho acadêmico dos seus estudantes”, frisa a Anec, apresentando dados. De acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas estatísticas educacionais, oito entre as dez melhores universidades sem fins lucrativos do país são católicas. “Além disso, estudantes de escolas católicas apresentam, em média, notas 20% superiores aos demais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sublinhando a contribuição destas instituições na construção dos sonhos de milhares de crianças e jovens. Também é notável o desenvolvimento da pesquisa científica, com programas de mestrado e doutorado de alto nível com resultados comparáveis às melhores universidades estrangeiras”, ressalta.

EXCELÊNCIA HUMANA

As escolas e universidades católicas também são profundamente comprometidas com a formação ética, espiritual e cívica dos estudantes, além de promover ações de assistência social. De acordo com a Anec, a cada R$1 real investido em imunidade tributária, aproximadamente R$ 24 reais são retornados à sociedade por meio de gratuidades educacionais e outros benefícios voltados a estudantes em vulnerabilidade social, evidenciando um compromisso irrenunciável com a justiça social e a igualdade de oportunidades.

No caso do Vieira, um dos exemplos é o programa de Ensino Médio gratuito para jovens de famílias baixa renda, oferecido no turno noturno. Integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE), o colégio tem como missão promover uma educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

Com informações e imagens da Anec.