06.09.23

Colaboradores participam de Itinerário Inaciano

Formação é conduzida pelo jesuíta Élio Gomes, SJ

Colaboradores participam de Itinerário Inaciano

​Os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola e seu próprio exemplo de vida têm inspirado colaboradores do Colégio Antônio Vieira para as atividades do dia a dia escolar. Santo Inácio é o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual fazem parte o Vieira e outras obras jesuítas no Brasil e no mundo. O modo de proceder do santo, baseado em princípios cristãos que se resumem no lema “em tudo amar e servir”, é tema da formação Itinerário Inaciano, realizada em três etapas pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), em parceria com o Setor de Gestão de Pessoas (SP) do colégio. 

No início do ano, foram apresentados fatos da vida de Inácio, ainda como cavaleiro e até ser atingido por uma bala de canhão na Guerra de Pamplona, na Espanha do século XVI. Já em um segundo momento, no último mês de agosto, foram abordadas a conversão e a vida de Inácio peregrino em seu processo de “Ver novas todas as coisas em Cristo” – que, inclusive, foi também tema do Ano Inaciano de 2021-2022. 

APRENDIZAGENS PARA TODA A VIDA

As palestras, conduzidas pelo jesuíta Élio Gomes, SJ, promovem reflexões e crescimento espiritual, ao ressaltar como a trajetória de conversão do santo e os ensinamentos deixados por ele podem ser aplicados na contemporaneidade, sobretudo quanto aos conflitos enfrentados pela humanidade e pelas pessoas, particularmente, em seu cotidiano. 

“O exemplo de vida de Santo Inácio tem muito a nos ensinar a sermos pessoas melhores do que já somos, independentemente de credo”, frisou o jesuíta. Os momentos de formação também são marcados por música interpretadas por pastoralistas do Sorpa e apresentação de vídeos, além de dinâmicas para socialização das aprendizagens. Um terceiro momento do Itinerário Inaciano será realizado até o início de 2024, completando a proposta da formação. 

Fotos: Secom/CAV.  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo