Colaboradores do Vieira participam de programação de abertura do ano letivo
As atividades foram realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro. Confira as fotos!
O início do ano letivo é sempre marcado por muita alegria e acolhimento para todos setores do Colégio Antônio Vieira. Com o intuito de fortalecer mais ainda essa nova trajetória que se inicia na missão de formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, uma programação especial foi montada para receber os funcionários de todos os setores, entre os dias 24 e 27 de janeiro, em diversos espaços da instituição.
Neste ano, a programação especial preparada para receber os colaboradores foi iniciada com o encontro para os novos professores e profissionais do SEVIC, realizado no dia 24 de janeiro. “Proporcionamos a esses profissionais um verdadeiro momento de imersão na pedagogia inaciana, na história da Companhia de Jesus e na leitura do nosso Projeto Político Pedagógico”, destacou a diretora acadêmica do Vieira, prof. Ana Paula Marques.
A programação seguiu com o Encontro Pedagógico 2018, realizado na última sexta-feira (26). A edição deste ano trouxe o tema “Educação e Inovação: Diálogos com o contemporâneo” e teve como convidada a diretora-executiva do Instituto Insprirare, Anna Penido. “Acho muito admirável que uma escola com tanta tradição se abra a repensar a forma que se organiza nas suas práticas pedagógicas e nos seus espaços educativos, sem perder a experiência, a história e os valores. O que diferencia o Vieira das outras escolas que estão inovando é conseguir fazer essa conexão entre algo que é mais profundo e consolidado nessa qualidade educacional, com a abertura para o novo”, destacou ela.
Boas inspirações
O Encontro Pedagógico 2018 também contou com uma mesa-redonda sobre inovação formada por Anna Penido, a diretora geral do Vieira, prof. Mariângela Risério, o coordenador Pedagógico da 2ª série EM, prof. José Teixeira (Zelão), além dos ex-alunos vieirenses, Catherine Mainart e Ricardo Penido. “Esses momentos que marcam o início do ano letivo possuem um caráter acolhedor muito importante, mas também são altamente formativos. Iniciar o ano com essas discussões é fundamental para nos orientar sobre o nosso fazer pedagógico”, afirmou o professor de Educação Física, Sócrates Correia.
O ápice da programação da abertura do ano letivo foi a Celebração Eucarística realizada no Santuário Nossa Senhor de Fátima, que contou com a presença de todos os setores do Vieira. “Confiamos a Deus todas as nossas expectativas, esperanças e pedimos que 2018 seja repleto de alegria para todos nós. É muito bom começarmos com essa integração, que consolida esta comunidade educativa tão viva. Expresso também a nossa gratidão a todos os setores que se empenharam nesse período de recesso para que pudéssemos ter um início de ano com muitas novidades nos nossos espaços”, ressaltou a diretora geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
Leia também
-
29.12.25
Fenic, Febrace e FLL – Projetos de pesquisa e robótica do Vieira são selecionados e premiados em grandes eventos de Tecnologia e Inovação
Resultados são fruto das aprendizagens em sala de aula e em projetos especiais do colégio, como Expociência e RobotiCAV
-
26.12.25
Professores e pastoralistas do Vieira têm formação em primeiros socorros em cumprimento da Lei Lucas
Treinamento foi ministrado por equipe especializada do Senai
-
25.12.25
Em mensagem de Natal, Provincial dos Jesuítas no Brasil dirige palavra de fé e esperança aos colaboradores da missão da Companhia de Jesus
Pe. Smyda SJ fica à frente da Companhia de Jesus até 22 de fevereiro, quando será empossado o novo Provincial, Pe. Francys Adão SJ
-
24.12.25
Vieira realiza missas e expressa votos de feliz Natal para comunidade escolar
Antes mesmo das férias, crianças e jovens estudantes, além dos colaboradores, participaram de celebrações especiais natalinas