Menu
Logo do site
Logo do site
31.10.25

‘Cine Rosa com Pipoca’ fecha programação da campanha sobre câncer de mama no Vieira

Após vídeos com oncologista e Pink Day, colégio reafirma estímulo ao cuidado com exibição de filme que aborda a temática 

‘Cine Rosa com Pipoca’ fecha programação da campanha sobre câncer de mama no Vieira

A história de Clélia Bessa, produtora do filme “Câncer com Ascendente em Virgem” e criadora do blog “Estou com Câncer, e daí?”, saiu das telas para tomar conta dos corações de colaboradores do Colégio Antônio Vieira, que puderam assistir ao longa, protagonizado pela atriz Suzana Pires. Quatro sessões especiais no Auditório Mabel Velloso, com direito a pipoca e baldinho, marcaram o encerramento da programação do Outubro Rosa, realizada no colégio pelos setores de Medicina do Trabalho (Sesmt) e de Gestão de Pessoas (GP), chamando a atenção para o câncer de mama.

A diretora da obra, Rosane Svartman, explica que o filme não é sobre a doença, mas sobre relações humanas e a vida diante da finitude. “É sobre ver a vida diferente quando você se vê diante da finitude, reconhecer a sua própria humanidade, sororidade, rede de afeto, sobre vida”. 

Foi bem assim que a história da professora Clara, interpretada por Suzana, tocou os educadores vieirenses de diversos setores. Após o diagnóstico de câncer de mama, ela vê a vida sob uma nova perspectiva, enfrentando um câncer que impacta a mulher em diversos aspectos, em sua feminilidade, em sua sexualidade, em sua sensibilidade, nas relações pessoais e de trabalho, destacando a importância de contar com uma rede de apoio para superar os desafios impostos pela doença.

“O filme foi leve e emocionante. Eu ri e chorei ao mesmo tempo, pois o filme traz várias lições de cuidado para nós, mulheres”, contou a colaboradora Elaine Cristina Oliveira, da biblioteca do Vieirão. “Achei muito boa a iniciativa do Colégio de nos dar a oportunidade de assistir a um filme tão importante como no cinema mesmo, ainda mais com pipoquinha. Foi massa”, completou.

Quem também esteve na sessão especial foram os colegas do Setor de Limpeza (Selim), Anderson Santana e Ademir Santos. “Foi um filme emocionante, uma história de superação mostrando o dia a dia e os sentimentos de quem enfrenta um câncer. Muito interessante o colégio nos proporcionar este momento para pensarmos sobre isso e buscar se cuidar”, afirmou Anderson.

PREMISSA JESUÍTA

Antes da sessão, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira reafirmou que as ações da campanha realizadas no Vieira dão continuidade a um programa amplo que se alinha à premissa jesuíta em favor do autocuidado e cuidado com o outro. Ele parabenizou os setores envolvidos na programação que, durante todo o mês, promoveram vídeos orientativos divulgados nas redes sociais do colégio com a participação da oncologista Renata Cangussu, além do Pink Day – um dia de mobilização e momento espiritual, realizado no dia 20, alertando a comunidade escolar sobre a importância da regularidade de exames e diagnóstico precoce. Veja ao vídeo que encerra a série de 2025!

“A campanha Outubro Rosa deste ano buscou tratar de forma leve e acolhedora um tema de extrema importância: a saúde da mulher e, por extensão, o cuidado com a saúde como um todo. Cada instante dessa campanha foi único e especial. Conseguimos, juntos, tocar corações, espalhar informação e fortalecer o amor à vida. Que essa energia e consciência nos acompanhem durante todo o ano, lembrando sempre: Cuidar de si é um ato de amor!”, concluiu a gestora do Setor de Medicina do Trabalho, Rosângela Barbosa.

Veja mais fotos!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo