15.06.15

Ciclo de palestras sobre drogas envolve pais e alunos do Vieira

Pais e alunos da 7ª série EF à 3ª série EM integraram o ciclo de palestras “Drogas de abuso: Entenda a verdade e diga NÃO!”

Pais e alunos da 7ª série EF à 3ª série EM integraram o ciclo de palestras “Drogas de abuso: Entenda a verdade e diga NÃO!”, realizado através da parceria entre o Colégio Antônio Vieira e a Polícia Federal. Os alunos participaram do evento entre 25 e 27/05 e os seus responsáveis tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema nos dias 09 e 10/06.

Segundo a diretora acadêmica do Vieira, prof. Jane Medrado, a escola tem a necessidade de dialogar com todos os temas que fazem parte do cotidiano. “A escolarização não deve ser entendida como apenas o processo cognitivo. Nós temos esse diferencial de pensar na aprendizagem integral e discutir essas temáticas fundamentais no processo de formação dos nossos alunos”, destacou ela.

“A palestra serviu para nos orientar, pois normalmente a gente não tem um bate-papo tão aprofundado sobre esse tema”, disse a aluna da 8ª série EF, Beatriz Teixeira. Já o aluno da 7ª série EF, José Daniel Mota, mostrou surpresa com os estragos provocados pelas drogas na vida do usuário apresentados durante a palestra. “Eu nem consegui olhar direito. Cheguei a cobrir meu rosto. Não existe justificativa para entrar nessa vida, mas fico feliz porque a palestra serviu para nos ajudar a escolher o bom caminho”, afirmou ele.

As palestras foram conduzidas pelo perito criminal, Jair Monteiro Pontes, e pelo delegado da Polícia Federal, André Rocha Gonçalves (foto abaixo). A ideia foi trazer uma abordagem parecida para os dois públicos. “No primeiro momento, nós fizemos a caracterização das drogas e mostramos como cada uma delas age no corpo, criando a dependência. Também reforçamos a questão do poder decisório. A palestra ainda aborda os aspectos legais e a diferenciação de consumo para tráfico e outros fatores que permeiam esse submundo da violência, gerado em função das drogas”, ressaltou Jair Monteiro.

Os pais demonstraram satisfação com a proposta do ciclo de palestras. “Quando profissionais assim expõem as suas experiências, mostrando casos reais, conseguem sensibilizar de uma forma mais forte os adolescentes. Isso é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica”, pontuou a mãe Ana Luiza Barbosa. “Nossos filhos estão crescendo e começando a enfrentar um mundo muito violento. Acredito que palestras como essa são de fundamental importância, pois nós saímos daqui com um alto grau de informação e com uma reflexão maior sobre o tema. Parabenizo o Colégio pela iniciativa”, disse o pai Carlos Barbosa.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo