Carta aos pais – Ano letivo 2016
Bem-vindos ao Colégio Antônio Vieira! Um novo ano letivo se inicia, cheio de sonhos, expectativas e desejos.
Prezados pais,
Bem-vindos ao Colégio Antônio Vieira! Um novo ano letivo se inicia, cheio de sonhos, expectativas e desejos. É com grande alegria que os recebemos em nossa comunidade educativa, constituída por pais, alunos, professores e funcionários. Obrigada pela confiança em nosso projeto!
Com o desejo de alinhar e afinar a parceria família/escola, convido-lhes para um diálogo em torno da educação a que nos propomos, a partir da nossa identidade, um colégio jesuíta, confessional católico, pertencente à Companhia de Jesus. Diante de um mundo complexo e desafiador, a escola tem mergulhado cada vez mais na reflexão sobre a sua tarefa educativa, que compreende uma proposta de educação integral, perpassando todas as dimensões da pessoa: cognitiva, afetiva, ética, estética, comunicativa, espiritual, corporal e política.
A luz do nosso Projeto Político Pedagógico nos guia nesta tarefa, a partir dos seus princípios e valores, como base e sustentação da prática. A nossa intencionalidade pedagógica está direcionada pela perspectiva da formação integral da pessoa. Precisamos afirmar a cada ano a missão da escola, a sua identidade e os princípios do nosso Projeto os quais afirmam que “a educação para a vivência desses valores torna-se um imperativo de todo o ato pedagógico”.
Assim, este Projeto educativo defende uma sociedade:
-democrática, participativa, inclusiva, solidária, aberta ao diálogo e ao respeito às diferenças;
-baseada na dignidade da pessoa humana, concebida no amor, em defesa da vida e do meio ambiente;
-propulsora da consciência crítica, capaz de interferir, transformando as estruturas injustas e de pecado social e produzindo condições para o exercício da cidadania;
-firmada nos princípios éticos, segundo a moral das bem-aventuranças, acentuando a autenticidade, a integridade e a coerência nos relacionamentos humanos.
Como parte desta coletividade, convido a todos para refletirem a maneira como comungam, como se implicam e como contribuem para a afirmação desses princípios no cotidiano. Não podemos ficar indiferentes diante do crescimento da intolerância, do desrespeito e da falta de ética que presenciamos na sociedade, dos contextos macros aos micros: país, cidade, bairro, escola, família. Precisamos assumir posturas coerentes com os valores presentes em nosso Projeto. Como lidar com estas questões com os nossos alunos? Quais as bases de valores que sustentam a convivência cotidiana, na família e na escola? Convido a todos para se engajarem nesta reflexão/ação a fim de construirmos, cada vez mais, uma cultura de paz, de respeito ao próximo, de convivência fraterna, ansiada por todos.
A educação humanista que propomos não pode se furtar a dialogar e enfrentar estes contextos, infelizmente, presentes na sociedade, que elege o consumo como referencial e sentido máximo para a vida. Em tempos de bullying – motivo de angústia para aqueles que o sofrem, e exercício de poder e desrespeito por aqueles que o praticam – precisamos unir esforços, família e escola, para com criatividade, amorosidade, firmeza e diálogo formarmos nossos alunos para que sejam cidadãos éticos, aprendendo, desde a infância, que o respeito ao próximo e às diferenças deve ser um valor humano.
Segundo La Taille, “o respeito mútuo é aquele que reequilibra a balança: as pessoas devem agir de modo a merecer o respeito do outro, e exigir do outro a mesma coisa.” É com o desejo de construirmos juntos uma sociedade mais justa e fraterna, pautada em valores humanos e cristãos, que iniciamos este ano letivo, apostando na esperança, pois, como diz o Papa Francisco, “educar é uma das artes mais apaixonantes da existência e requer permanentemente ampliar horizontes e pôr-se a caminho de modo renovado. Além disso, somos questionados todos os dias pelas necessidades de um mundo mutante e acelerado”.
Movidos pela paixão de educar, nos pomos a caminho. Que seja um ano fecundo e feliz para todos, que não percamos ocasião de cultivar o amor, o respeito e a paz!
Fraternalmente,
Prof.ª Mariângela Risério
Diretora Geral do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
12.10.24
VIEIRINHA 60 ANOS – Saiba mais sobre o espaço que é hoje referência para aprendizagem de crianças. Confira entrevista com Prof. Renato Barros
Inaugurada no Dia das Crianças, unidade do Vieira guarda memórias afetivas e reafirma projeto pedagógico que valoriza as potencialidades da infância
-
12.10.24
Mensagem do diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, pelos 60 anos do Vieirinha
Educador destaca papel do espaço na construção de memórias afetivas de gerações e reafirmação da importância da infância
-
11.10.24
Gincana Recreativa, show de talentos, atrações circenses e musicais embalam Semana da Criança nos 60 anos do Vieirinha
Clima festivo foi estendido até o Vieirão onde jovens estudantes comemoraram ao som de bandas e DJs
-
11.10.24
Filme que narra a descoberta da vocação do escritor Jorge Amado no Vieira é selecionado para festival internacional de cinema
Curta é primeiro da série que homenageia ex-alunos ilustres do colégio