Carta aberta à sociedade
“O semeador saiu a semear” (Mt 13,1).
“A educação e, em particular, nossas instituições educativas, formam parte do esforço humano por fazer germinar a semente do Reino de Deus na história”. (Pe. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus, Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2017).
O Colégio Antônio Vieira tem uma bonita história em educação. Ao longo de mais de um século, quantas sementes férteis foram lançadas para a construção de um mundo melhor! Entendemos que, assim como a missão do semeador, a missão de formar homens e mulheres com e para os demais é desafiadora, complexa, mas profundamente gratificante.
Acreditamos na capacidade que o ser humano tem de aprender sempre e reordenar seus pensamentos e sua trajetória. Como esclarecemos em nota, o Colégio Antônio Vieira já está aplicando as medidas educativas pertinentes aos fatos lamentáveis que vieram à tona no início desta semana. No entanto, firmados numa ética do cuidado para com todos os envolvidos, entendemos que as decisões tomadas referem-se exclusivamente ao âmbito interno da nossa instituição.
Desejamos que este caso, que feriu profundamente os princípios e valores da nossa comunidade educativa, sirva para a reflexão de todos sobre a importância do engajamento coletivo na promoção de uma cultura de paz e de respeito para com os demais. Assim, cultivamos, uma vez mais, a esperança de ver “germinar a semente do Reino de Deus na história”.
Atenciosamente,
Direção do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
18.09.26
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Estudantes e colaboradores do Vieira participam de oficina de Libras
Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais foram compartilhadas pela facilitadora Elaine Cristina Oliveira
-
18.09.26
Em viagem à Cachoeira, estudantes do Vieira têm imersão na cultura do Recôncavo
Ação contribui para consolidação das aprendizagens acadêmicas e de formação integral
-
17.09.26
AVLA - Sarau dos Sonhos e Grammy Awards revelam potência do protagonismo estudantil no Vieira
Academia Vieirense de Letras e Artes brindou o público com mostra de dança, artes plásticas, fotografia e poesia
-
17.09.26
ARTIGO - 'O legado dos cientistas negros na ciência moderna', por Nalu Almeida
Confira o texto de autoria da estudante vieirense publicado na Revista de Incentivo ao Conhecimento (RIC), do Naic*