Bosque do Vieira vira ‘sala de aula’ para aprendizagem de crianças sobre botânica
Espaço foi usado este mês para consolidação do conteúdo curricular para crianças do 3º ano EF
Uma bela área verde com espécies preservadas da Mata Atlântica para estudo in loco de botânica. Além de compor a paisagem e permitir o contato diário dos estudantes com a natureza, o bosque do Colégio Antônio Vieira é também espaço de aprendizagem. Assim, por exemplo, foram desenvolvidas neste mês de maio aulas de botânica como parte do componente curricular de Ciências para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental (EF).
“Os estudantes estudaram as partes das plantas por meio da prática, observando a diversidade de espécies existentes no bosque do colégio. Tiveram a oportunidade de identificar as características dessas plantas e reconhecer suas diferentes partes”, informa a professora Jaqueline Jácome, uma das regentes da série. As crianças ainda puderam obter informações técnicas com jardineiros do colégio. Depois, as atividades foram complementadas no laboratório.

EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM
A coordenadora pedagógica da série, professora Andréa Oliveira, explica que a aula de campo proporciona às crianças uma maior apropriação do conhecimento por meio da experiência da aprendizagem, bem como o desenvolvimento da criticidade. “A experiência da aprendizagem modifica o sujeito, constitui esse sujeito de maneira diferenciada, muito mais rica, permitindo uma maior apropriação do conteúdo, além de uma criticidade muito maior sobre o objeto de estudo”, afirma a coordenadora.
“Pensar criticamente sobre o seu fazer é importantíssimo enquanto recurso pedagógico”, enfatiza a professora Andréa. “A atividade no bosque permite uma percepção in loco do conhecimento do que é aquela planta, do que é aquela flor, do que é aquela árvore, como se desenvolve, do que é constituída, em um exercício ímpar de promover a experiência da aprendizagem”, conclui.
Confira mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
10.09.26
Santuário Nossa Senhora de Fátima realiza Procissão das Velas no próximo domingo
Devotos baianos poderão participar do rito todo dia 13 de cada mês, a exemplo do que já ocorre diariamente em Portugal
-
09.09.26
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – Estudantes desenvolvem roteiro em inglês em aprendizagens sobre fábulas
Gênero literário foi tema dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Redação na segunda unidade letiva
-
09.09.26
Ex-alunas vieirenses, Natália Boere, Ana Paula Bouzas e Anne Louise são destaque no cenário cênico-musical
Elas cativam o público e brilham, respectivamente, nos espetáculos "Me conte uma história"; "Moraes Musical Moreira" e até em eventos com Madonna
-
08.09.26
Núcleos estudantis do Vieira alertam para consumismo em tempos de influenciadores digitais
Reportagem sobre tema foi publicada na edição 2026 da revista VIEIRA+ e divulgada pela Rede Jesuíta de Educação