Bilíngue desde pequenininha: as vantagens de a criança aprender uma segunda língua
No Dia Mundial da Educação, Vieira destaca importância de uma formação integral voltada para a cidadania global

Com um projeto pedagógico voltado para a cidadania global, o Colégio Antônio Vieira reafirma, neste dia 28, Dia Mundial da Educação, a sua missão de buscar promover uma educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. Uma educação integral que também tem como foco contribuir para a justiça social, buscando formar mulheres e homens para e com os demais. O conceito está também implícito na proposta de cidadania global, presente no dia a dia das aulas, inclusive da Educação Bilíngue – um dos temas destacados na edição 2023 da Revista Vieirense, que republicamos neste dia tão especial. A revista também traz outros temas que retratam um pouco da missão educativa do Vieira. Leia já!
Bilíngue desde pequenininha
Mais do que aprender estruturas linguísticas e palavras em uma língua estrangeira, a educação bilíngue para crianças deve promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Pesquisadores já comprovaram que a exposição a dois idiomas, enquanto estão aprendendo um, traz muitos benefícios para além do aprendizado da segunda língua, a exemplo da capacidade superior de se concentrar em um assunto e, rapidamente, pensar em outro, sem que se perca a conexão das ideias.
No Vieirinha, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada às crianças, a aprendizagem do Inglês acontece de uma forma bem natural, a partir de metodologias ativas e atividades multidisciplinares que envolvem brincadeiras, jogos, música e arte, tudo sempre trabalhado de forma leve, em plena interação com a realidade da criança do século 21. O idioma foi escolhido por ser o mais usado no mundo ocidental.
O fato é que a educação bilíngue, como parte de uma formação integral pautada na cidadania global, tornou-se um dos diferenciais do Vieira. Em 2023, o colégio intensifica a proposta de imersão integrada dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), contando com a parceria do Programa U-Education, da universidade jesuíta Unisinos, do Rio Grande do Sul.

CARGA HORÁRIA ESTENDIDA
“No U-Education, a educação bilíngue se compromete com a integração entre língua e conteúdo na proposta curricular, explorando diferentes espaços escolares e se integrando multidimensionalmente. No caso do Vieira, a escola firma-se, assim, como unidade educativa com carga horária estendida em língua estrangeira”, explica a equipe técnica da Unisinos. O programa promove formação especializada para toda a equipe pedagógica da escola – e não apenas dos professores que lecionam língua estrangeira –, “com um itinerário que amplia os olhares sobre a educação bilíngue e currículo integrado”, frisa a coordenadora do Bilíngue do Vieira, professora Adriana Puonzo.
A professora Adriana tem percebido os avanços dos estudantes a cada ano, sendo a aprendizagem do Inglês um dos instrumentos trabalhados dentro da concepção de cidadania global. “A educação bilíngue, no nosso colégio, apoia os estudantes no desenvolvimento de competências para observar, refletir e mobilizar conhecimento, de modo que eles sejam, linguística e culturalmente, aptos e respeitosos para com a sociedade em que estão inseridos”, diz. “Trata-se de um currículo integrado e colaborativo que promove uma aproximação com a realidade, colocando as potencialidades e saberes escolares a favor de novas formas de conviver e agir no mundo”.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica
-
15.09.25
Diretor da Rede Jesuíta de Educação destaca compromisso do Vieira com formação integral
Prof. Fernando Guidini esteve com educadores e estudantes do colégio
-
15.09.25
APM Talks – Psicólogo Wilson Sampaio faz palestra no Vieira sobre "Família, Escola e Saúde Mental"
Evento é promovido pela Associação de Pais e Mestres em parceria com o colégio