Menu
Logo do site
Logo do site
17.11.25

Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra

Atividades integram ações do colégio para uma educação antirracista

Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra

As bibliotecas do Colégio Antônio Vieira estão realizando, durante todo este mês, uma programação especial dedicada ao Novembro Negro, “celebrando a cultura, a história e as contribuições do povo negro para o mundo”, como ressalta a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das unidades. Contos africanos, filmes e painéis informativos com indicação de leitura temática e ressaltando biografias de personalidades negras constam da programação.

A iniciativa integra-se ao conjunto de ações voltadas do Vieira voltada para uma educação antirracista. “Nosso objetivo é promover conhecimento, reflexão e valorização da identidade afro-brasileira por meio de atividades educativas e culturais”, frisa Jaqueline.

No Vieirinha, a Biblioteca Gino Raísa SJ apresenta contos africanos nas atividades de contação de histórias aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Estão sendo apresentadas às crianças narrativas tradicionais de diferentes regiões da África, repletas de ensinamentos, personagens marcantes e sabedoria ancestral, em uma forma lúdica de aproximar o público das raízes culturais africanas.

As bibliotecas também disponibilizam painéis informativos com indicação de leitura de obras temáticas, tanto infantis, na unidade do Vieirinha; quanto para o público adulto e juvenil, na Biblioteca Jorge Amado, no Vieirão. Entre as indicações, livros de autores como Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, bell hooks, entre outros.

Os painéis também trazem biografias de autores e personalidades negras em diversos campos de atuação. “São trajetórias inspiradoras de mulheres e homens negros que marcaram a história nas artes, ciências, esportes, literatura e movimentos sociais”, como frisa a bibliotecária.

Os jovens estudantes e colaboradores também poderão conferir, às tardes de sexta-feira, a exibição de filmes com temática negra, na Biblioteca Jorge Amado. A sessão especial exibe produções cinematográficas que abordam cultura, desafios, conquistas e perspectivas.

As exibições foram abertas com o filme Medida Provisória, no dia 7; depois, foi a vez de “Estrelas além do tempo”, no dia 14. Esta semana, será a vez de Menino 23. O filme Raça deve encerrar a programação especial, no dia 28. “Após as sessões, há rodas de conversa para ampliar o debate e construir novos olhares”, informa Jaqueline Torres.

Confira mais fotos!

Fotos: Biblioteca e Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo