Bibliotecas do Vieira homenageiam ‘Mulheres-Maravilha na Literatura e na Ciência’
Contação de história sobre cientistas e mostra de livros de autoras renomadas marcam atividades no Mês da Mulher

Mulheres que se destacam como autoras de livros ou que são consideradas verdadeiras heroínas na história da sociedade, inclusive na Ciência, inspirando, assim, inúmeras obras literárias. Neste Mês da Mulher, as bibliotecas do Colégio Antônio Vieira organizaram uma programação especial, de acordo com a faixa etária dos estudantes, para enfatizar o protagonismo feminino ao longo dos anos, ressaltando também desafios ainda enfrentados pelas mulheres em pleno século 21.
As “Mulheres-Maravilha na Literatura e na Ciência” são o tema das ações que envolvem desde a mostra de grandes obras, assinadas por escritoras que conquistaram lugar de destaque no mercado editorial brasileiro; à contação de história para crianças, como parte do projeto Hora do Conto, com interpretações lúdicas pela equipe de profissionais das unidades.

INSPIRAÇÃO
No caso da mostra de livros, as seleções vão desde a literatura infantil, na Biblioteca do Vieirinha (Biblioteca Pe. Gino Raísa, SJ), aos títulos que têm atraído jovens e adultos no cenário literário contemporâneo, além de grandes clássicos, expostos na Sala de Leitura do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e na Biblioteca do Vieirão (Biblioteca Pe. Carlos Bresciani, SJ). Gestora das bibliotecas do Vieira, a bibliotecária Jaqueline Torres explica que as ações neste mês de março têm por objetivo “sensibilizar a comunidade educativa sobre grandes expoentes femininos na Literatura e na Ciência, servindo de inspiração para que crianças e jovens, e também os colaboradores da instituição, acreditarem em seus sonhos e em suas potencialidades”, como explicou.

de acordo com as faixas etárias recomendadas
“Este mês as bibliotecas dedicam-se às mulheres para que possamos oportunizar e destacar a importância da participação e representatividade das mulheres na Ciência, pois acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e igual possa por reconhecermos e exaltarmos grandes feitos deixados como exemplo para toda a sociedade. Buscamos, assim, chamar a atenção para a necessidade de mais equidade de gênero nas diversas áreas em que a mulher escolher atuar, além de engajar meninas e mulheres interessadas em seguir no campo da Ciência”, destacou a bibliotecária.
EMPRÉSTIMO DE LIVROS
Tanto estudantes quanto colaboradores do Vieira podem ler as obras do acervo com os serviços de empréstimo das bibliotecas do colégio. Os usuários precisam ser cadastrados e respeitar o prazo inicial de sete dias, que pode ser renovado. A multa para a não devolução do livro na data prevista é de 1 kg de alimento por dia de atraso. Os donativos são direcionados ao projeto ‘Levanta-te e Anda’, que assiste pessoas em situação de rua.
Fotos: Biblioteca e Secom/CAV.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema